terça-feira, 29 de julho de 2014

PREQUEL PRA QUE TE QUERO

O cinema atual vive uma fase de poucas ideias originais. Então os estúdios estão produzindo novos filmes baseados em: continuações, remakes ou prequels.

Para quem não sabe, prequel no cinema é um filme que conta uma história que se passa antes de outra.

Vários filmes ganharam um prequel. Com certeza o mais famoso de todos são os 3 primeiros episódios da trilogia Guerra nas Estrelas. Outros filmes também ganharam: a trilogia da Mumia ganhou Escorpião Rei; o clássico do terror O Exorcista teve O Exorcista: O Início; O Silêncio dos Inocentes e Hannibal tiveram 2 prequels: Dragão Vermelho e Hannibal: a Origem do Mal.

Alguns prequels feitos são excelentes, mas alguns são dispensáveis. Por exemplo: Dragão Vermelho mostra como Hannibal Lecter foi preso e porque ele se torna um conselheiro importante para polícia. Mas Hannibal: a Origem do Mal tentando explicar os motivos pelos quais Lecter se torna um assassino é fraco.
Outro prequel que ficou bem abaixo da expectativa foi a nova trilogia de Guerra nas Estrelas. Apesar de contar a história de Anakin Skywalker, que no final do terceiro filme  assume a identidade de Darth Vader, a história ficou muito fraca. Uma pena, pois a trilogia original merecia um prequel melhor.

Prometheus também ficou bem abaixo da expectativa dos fãs da série Aliens, que aoinvés de explicar como surgiu o Alien, se perde em vários conceitos filosóficos. Mais um que acabou se perdendo foi X-Men Origem: Wolverine, prequel da trilogia X-Men. Não é necessário dizer o quanto esse filme é ruim.
Da lista citada acima, os únicos que valem a pena ser assistidos são O Escorpião Rei e O Exorcista: O Inicio.
O Escorpião Rei porque conta a história do guerreiro antes dele vender sua alma e O Exorcista: O Inicio porque conta a história do demônio que irá dominar a garota Megan no filme O Exorcista. Principalmente porque consegue manter o mesmo clima tenso do filme original.

Atualmente, o prequel mais aguardado pelos cinéfilos é O Hobbit, prequel da trilogia O Senhor dos Anéis. Pelo o que já foi mostrado, aparentemente este seguirá a formula da trilogia e tem tudo para ser um sucesso.
Como podemos ver, fazer um prequel é uma tarefa extremamente difícil, pois você pega uma história de sucesso e tenta explicar o que aconteceu antes.
Daí o motivo pelo qual existem tantos prequels ruins.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE POLTRONA DE CINEMA (WWW.POLTRONADECINEMA.WORDPRESS.COM) EM SETEMBRO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário