sábado, 26 de julho de 2014

TOP 5 – CROSSOVERS: MARVEL / DC

Salve galera.

Não é de hoje que as duas maiores editoras do mundo tentam criar histórias envolvendo seus personagens.

Mas não é sempre que os crossovers entre a Marvel e a DC resultam em histórias legais. Pelo contrário: já tivemos muitas coisas ruins, como Batman/Justiceiro: Lago de Fogo. Ou mesmo a tão esperada série Marvel vs. DC, que foi bem sofrível (para não dizer horrível).

Porém temos também muitas coisas boas. Então aqui vai o Top 5 Crossovers Marvel/DC.

5º LUGAR: X-MEN / NOVOS TITÃS
Publicado nos EUA em 1982, esta história foi contado escrita pela lenda Chris Claremont, desenhada por Walt Simonson e com arte-final de Terry Austin.

A história se passa logo após a morte da Fênix e mostra a tentativa de Darkseid de ressuscitar a Fênix Negra. E para isso, ele tem que absorver a energia residual dos lugares onde a Fênix se manifestou. Então Ravena sente o perigo da volta da Fênix e junto com os Novos Titãs começa uma caçada para tentar impedir Darkseid.

Enquanto isso os X-Men enfrentam o Exterminador e são presos por Darkseid, que consegue trazer a Fênix Negra de volta a vida. X-Men e Novos Titãs se unem e conseguem destruir a entidade.

O fato curioso é que esta história foi inteira escrita por uma equipe da Marvel (Claremont, Simonson e Austin) em 1982. E conforme um acordo entre as duas editoras, em 1983 sairia uma novo crossover, só que dessa vez escrito por uma equipe da DC. Tanto que Marv Wolfman e George Pérez já estavam escalados para esta história.

Mas uma briga entre as editoras logo após o lançamento de X-Men / Novos Titãs acabou cancelando todos os projeto de crossover entre Marvel e DC. Então várias histórias que estavam quase prontas foram abortadas, como o esperado confronto entre Vingadores e Liga da Justiça, desenhado por Pérez.

4º LUGAR: SUPER-HOMEM VS. HOMEM-ARANHA
Chamada de “A Batalha do Século”, Super-Homem vs. Homem-Aranha foi escrita porGerry Conway e desenhada por Ross Andru e arte-final de Neal Adams (nos desenhos do Super-Homem) e John Romita Sr. (nos desenhos do Homem-Aranha) em 1976.

A história é um pouco confusa e acaba envolvendo vários personagens coadjuvantes. E para vilões foram escolhidos Dr. Octopus e Lex Luthor. Mas o legal mesmo é ver o confronto direto entre Super-Homem e Homem-Aranha. Tá certo que o Cabeça de Teia tem uma ajuda de Lex Luthor sem saber, mas a briga ali é de gente grande.

Foi o primeiro encontro entre estes personagens, sendo que em 1981 foi lançada uma nova história, desta vez tendo como vilões Dr. Destino e Parasita. E a participação especial de Hulk e Mulher-Maravilha.

3º LUGAR: BATMAN / CAPITÃO AMÉRICA
O encontro definitivo entre dois dos mais importantes personagens das HQs, que teve a sorte de ser escrito e desenhado pelo magistral John Byrne em 1996.

O mais interessante desta história é que ao invés de ser ambientada nos dias atuais, Byrne joga os personagens em Gotham City no inicio dos anos 40, durante a II Guerra Mundial.

Em uma trama de espionagem muito bem feita, Batman e Robin se unem ao Capitão América e Bucky contra o Coringa e Caveira Vermelha.

2º LUGAR: LIGA DA JUSTIÇA / VINGADORES
Depois de mais de 20 anos de espera, o tão aguardado crossover entre Liga e Vingadores finalmente aconteceu. Publicado entre 2003 e 2004, teve texto de Kurt Busiek e arte de George Pérez.

A história é um pouco confusa e envolve quase todos os membros da Liga e dos Vingadores. Vale a pena pelos confrontos entres os personagens e como cada universo é visto pelo outro: quando o Capitão América entra no Universo DC, ele acha que a Liga mantem o controle do seu mundo através de um regime totalitário, uma vez que os heróis são quase que adorados como deuses em seu universo; já quando o Super-Homem encontra um Universo Marvel abeira do caos, ele conclui que os Vingadores são ineficientes e que este universo está condenado.

Quem comprou a edição encadernada ganhou um presente da Marvel e da DC: algumas das artes originais que George Pérez tinha feito para a série de 1983, antes da briga entre as duas editoras. Pérez já tinha começado a trabalhar na história em 1982, mas ela nunca foi concluída.

1º LUGAR: JUSTICEIRO / BATMAN
Publicada em 1994, a história Cavaleiros Mortíferos tem texto de Chuck Dixon, desenhos do genial John Romita Jr. e arte-final de Klaus Janson.

História simples e direta: Justiceiro vai a Gotham City caçar Retalho, que se uniu ao Coringa para comandar o submundo da cidade. E no meio do caminho surge o Batman tentando evitar um banho de sangue em sua cidade.

Esta história se passa logo após Bruce Wayne voltar a andar e ter assumido novamente o Manto do Morcego, que estava com Jean-Paul Valley, o Azrael, que assumiu a identidade do Batman durante a saga A Queda do Morcego.

Vale lembrar que Batman/Justiceiro: Lago de Fogo também foi publicada em 1994, mas o Batman naquela história é Jean-Paul Valley e não Bruce Wayne. Infelizmente a história de Denny O’Neil e desenhos de Barry Kitson e James Pascoe foi muito fraca.

Um detalhe curioso deste crossover é que esta é a unica história do Cavaleiro das Trevas desenhada por John Romita Jr. Seu traço caiu como uma luva para o Homem Morcego. Pena que para os fãs de Batman, ele nunca mais desenho nenhuma outra história do Cavaleiro das Trevas.


PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE GEEZBOX (WWW.GEEZBOX.COM.BR) EM SETEMBRO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário