sábado, 26 de julho de 2014

MÚSICA E CINEMA

A música é uma fonte de inspiração de onde o cinema bebe toda hora. Muitos filmes falam sobre histórias reais ou não sobre astros da música.

Sei que vou cometer gafes se quiser listas os maiores filmes, então eu vou listar e falar sobre os meus favoritos, separados pelo estilo musical que representam.
E qualquer um dos filmes que vou citar, a trilha sonora é obrigatória.

RAP

Não dá para começar a falar sobre filmes de rap e não citar 8 Mile – Rua das Ilusões, de 2002. Com um elenco formado com nomes de peso de Hollywood, como Kim Basinger e Brittany Murphy, também trazia o rapper Eminem fazendo o papel dele mesmo: um garoto branco tentando entrar para o mundo dominado por negros do rap de Detroit. A grande sacada do filme é mostrar o preconceito invertido: um branco sendo discriminado em uma cidade predominantemente negra. Algo que também pode ser visto no filme A Cor da Fúria, de 1995, com John Travolta, filme que passa despercebido na biografia de Travolta, mas que eu considero como um dos melhores trabalhos do ator. 8 Mile ganhou o Oscar de Melhor Música em 2003, mas Eminem não foi receber a estatueta. Ele estava protestando contra os produtores do Oscar pediram que ele cantasse uma versão “light” da música durante a cerimônia.

Outro filme que fala sobre rap é Hustle & Flow – Ritmo de um Sonho, de 2005. Conta a história de um cafetão que sonha em se tornar rapper. O filme vale peal excelente atuação de Terrence Howard como Djay.  Segundo o ator, ele conversou com mais de 300 cafetões para poder montar seu personagem. E em 2006 este filme também ganhou o Oscar de Melhor Música, com a It’s Hard Out Here for a Pimp. Terrence Howard também concorreu como Melhor Ator, mas acabou perdendo para Philip Seymour Hoffman com sua perfeita interpretação em Capote.

Saindo um pouco da fantasia, temos o filme Notorious B.I.G. – Nenhum Sonho é Grande Demais, de 2009. Destaque para a interpretação de Angela Basset, como a mãe do rapper. O filme conta a vida do rapper Notorious B.I.G. e a guerra que acontecia entre os rappers da costa leste, liderados por B.I.G. contra os rappers da oeste americana, liderados por TupPac Shakur. Apesar das várias tentativas de paz entre os dois lados, o assassinato de Shakur em 1996 detona a guerra. E no ano seguinte, B.I.G. é assassinado. Dessa forma, o rap perde 2 dos seus principais nomes.

ROCK

Apesar de vários filmes sobre Rock, eu quero destacar 2.

O primeiro é RockStar, de 2001. Estrelado por Mark Wahlberg e Jennifer Aniston. O filme conta a história de um fã da banda Steel Dragon, que vira o vocalista da banda. O filme é baseado em um fato que realmente aconteceu com a banda Judas Priest, em 1996. Para os fãs de rock pesado, este filme é obrigatório.

Talvez o melhor filme sobre o mundo do rock seja Quase Famosos, de 2000. Dirigido por Cameron Crowe, tem no elenco Philip Seymour Hoffman, Kate Hudson, Jason Lee, Anna Paquin, Billy Crudup, Frances McDormand e Patrick Fugit. O filme conta a história de um aspirante a repórter, que consegue enganar a revista Rolling Stones e com apenas 15 anos é contratado para acompanhar a turnê da banda Stillwater. O roteiro, do escrito por Crowe, é baseado em sua vida, quando foi contratado pela Rolling Stones para acompanhar a turnê da banda Led Zeppelin. O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e ainda foi indicado duas vezes na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, com Frances McDormand e Kate Hudson. Infelizmente as duas atrizes perderam para Marcia Gay Harden, no filme Pollock.

BLUES

Como eu já escrevi um artigo inteiro sobre Os Irmãos Cara de Pau, de 1980, não vou citar mais nada.
Se quiser ler basta clicar no link: Irmãos Cara de Pau

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE POLTRONA DE CINEMA (WWW.POLTRONADECINEMA.WORDPRESS.COM) EM AGOSTO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário