sábado, 26 de julho de 2014

UM POST DO JEITO QUE O DIABO GOSTA

Salve galera.

E hoje vamos falar do Coisa Ruim que habita as HQs da Marvel e DC!

Apesar de ter vários nomes e aparência, o Tinhoso é um ser que sempre esteve presente nos quadrinhos. Na Marvel, ele é mais conhecido como Mefisto, enquanto na DC ele é Lúcifer Morningstar.

O Senhor do Inferno da Marvel não é exatamente o Cramunhão biblíco, mas sim uma entidade que controla o Inferno. Mefisto faz parte de uma raça de demônios criada após o suicídio de uma entidade cósmica, que com a liberação da sua energia criou o Universo Marvel conhecido. O pouco de energia que ficou concentrado após a morte da entidade acabou criando as Gemas do Infinito.
Mefisto é, ao lado do Surfista Prateado,Thanos e outras entidades cósmicas como Galactus, talvez um dos personagens mais poderosos do Universo Marvel. Mas mesmo assim ele é constantemente derrotado porThor e pelo Surfista.

Ele também é responsável pela criação do primeiro Motoqueiro Fantasma, após fazer um pacto com Johnny Blaze e aprisionar o demônio Zarathos na alma de Blaze. Indiretamente ele também teve participação na criação do segundo Motoqueiro, o jovem Danny Ketch.

E além de senhor do Inferno, Mefisto também é pai do demônio Coração Negro e responsável pela prisão da alma de Cynthia Von Doom, mãe do Dr. Destino. Alma que foi libertada após anos de sofrimento quando o Dr. Destino pediu para o Dr. Estranho ajudá-lo a ir ao Inferno e libertar sua mãe, na história Triunfo e Tormento (que por sinal merece um post a parte aqui no GeezBox em breve).

E graças a ele e a um acordo muito bizarro, o mundo inteiro esqueceu que Peter Parker era o Homem Aranha após a Guerra Civil. O acordo também custou o casamento de Peter com Mary Jane, mas salvou a Tia May, que havia sido baleada.

Agora o Capeta da DC é um personagem com muito mais classe e requinte. Lúcifer Morningstar segue mais o padrão bíblico: ele é um demônio que resolveu enfrentar Deus e acabou sendo expulso do Paraíso para ser o senhor do Inferno.
Sua participação mais importante nas HQs foi sem dúvida na revista Sandman, do mestre Neil Gaiman, no arco Estação das Brumas, quando ele renuncia ao trono do Inferno e expulsa todos os demônios de lá. E como ultimo ato, ele entrega a Chave do Inferno para Morpheus, dizendo: “ela (a chave do Inferno) não irá destruí-lo, mas não irá tornar sua vida mais fácil”.

E após tomar um pouco de sol nas praias da Austrália, Lúcifer acaba abrindo um bar chamado Lux. Lá trabalha a demônio Lilim Mazikeen, que está apaixonada pelo Estrela da Manhã.

Suas histórias tem um conceito mais filosófico, sempre tratando mais sobre a humanidade do que vilões. Tanto que durante a Estação das Brumas, Lúcifer diz o seguinte sobre a humanidade: “eles (a humanidade) me culpam por tudo. Mas eles são responsáveis pelos próprios atos e se odeiam por isso”.
Enfim, seja como um demônio/vilão ou apenas um ser niilista, que apenas observa a humanidade, o Cão sempre esteve presente na vida dos personagens das HQs. Só tome cuidado para ele nunca cruzar sua vida com um acordo bizarro ou apenas convidando você para um drink.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE GEEZBOX (WWW.GEEZBOX.COM.BR) EM MARÇO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário