sábado, 26 de julho de 2014

SEM LIMITE

Sem Limites estreou no Brasil sem o alarde de produções como a fantasia Sucker Punch ou a comédia romântica Uma Manhã Gloriosa, estrelada por Harrison Ford e Diane Keaton. Mas o filme mostra porque liderou a bilheteria americana em sua semana de estreia.
O filme conta a história do escritor Eddie Morra (Bradley Cooper), que consegue uma droga que permite a ele utilizar 100% de seu cérebro. Em semanas, ele se torna o maior operador de Wall Street, o que chama a atenção de Carl Van Loon (Robert De Niro). Mas esta ascensão coloca em risco sua vida e a de sua namorada (Abbie Cornish).

O diretor Neil Burger consegue mostra no filme uma visão diferente dos personagens ao longo da trama. As utilizações de diversos filtros de imagem nas cenas criam no espectador a mesma sensação que Eddie Morra tem ao usar a droga: sua visão de mundo muda quando sob efeitos do NZT, a droga que permite que uma pessoa consiga usar 100% da sua capacidade cerebral.

Outro detalhe explorado pelo diretor é a utilização da câmera para mostrar a perda de tempo e memória do personagem. O filme tem um ritmo único, que prende o espectador. E a discussão sobre drogas e dependência química que está explicita no filme, tornando-o uma fonte inesgotável de pontos de vista para análise.

Quem também se destaca é o ator Bradley Cooper. Fugindo um pouco de papeis de comedia que o consagraram no passado, ele mostra toda sua versatilidade, pulando de um personagem para outro dentro do próprio filme: um Eddie Morra fraco e perdido e um Eddie Morra confiante e centrado.

E não podemos deixar de falar de Robert De Niro. Apesar de um papel pequeno, toda vez que ele aparece na tela, mostra o porque ele é um dos atores mais importantes de Hollywood.

A dica fica: Sem Limites é uma excelente pedida para o final de semana.

Ficha Técnica
Título original: (Limitless)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Neil Burger
Atores: Bradley Cooper, Robert De Niro, Abbie Cornish, Johnny Whitworth.
Duração: 105 min
Gênero: Suspense

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE POLTRONA DE CINEMA (WWW.POLTRONADECINEMA.WORDPRESS.COM) EM ABRIL DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário