sábado, 26 de julho de 2014

A GUERRA DE GANGUES ABALA NOVA YORK

Salve galera.

No final da década de 80, uma noticia mexeu com o submundo de Nova York: Wilson Fisk, o Rei do Crime,  sumiu e o trono de chefe do crime de NY está vago.
É com essa deixa que começou a (primeira)Guerra de Gangues, que agitou a vida do Homem Aranha. Publicada de janeiro a maio de 1987, a Guerra de Gangues teve roteiro de Tom DeFalco e Jim Owsley  e arte também de Jim Owsley.

Como falei anteriormente, Wilson Fisk resolveu tirar umas férias sem avisar ninguém, deixando o comando de seu império a cargo do Arranjador, segundo na cadeia de comando da sua organização criminosa.
Mas assim que a noticia se espalhou, os chefes das outras gangues começaram uma guerra para derrubar o Arranjador e assumir o controle do submundo de Nova York.

Os principais envolvidos na Guerra eram: Cabeça de Martelo, Cabelo de Prata, Rosa, Duende Macabro, Halloween e a Gangue dos Azuis.
O detalhe é que o Rosa é Richard Fisk, filho de Wilson Fisk. Apesar de odiar a vida de crimes do pai, ele assume a identidade na tentativa de acabar com o império erguido pelo Rei.
Então o Rosa se junta com o Duende Macabro e começa uma luta para derrubar o Arranjador. Cabelo de Prata, Cabeça de Martelo e a Gangue dos Azuis também começam uma ofensiva em menor escala contra o Arranjador.
Para se proteger, o Arranjador contrata o mercenário Halloween. E em seu primeiro ataque, Halloween investe contra a gangue do Cabelo de Prata. O saldo é Cabelo de Prata quase morto e sua gangue fora da guerra. Cabeça de Martelo tenta uma aliança com o Rosa, que acaba recusando o acordo.

Já a Gangue dos Azuis começa a atacar forte todas as outras gangues. Eles tinham apenas um único interesse: derrubar todas as outras quadrilhas de NY. Em um de seus ataques. eles quase conseguiram acabaram com o Arranjador e o Rosa. Na defensiva, Rosa e Arranjador acabam se unindo temporariamente, apesar de o Duende Macabro ser contra essa aliança. Ele já tinha começado a ter problemas com Halloween e não queria trabalhar junto com o mercenário.

A aliança permitiu um ataque direto do Halloween e do Duende Macabro contra os Azuis, que foram derrotados e, ao lado de Cabelo de Prata, se tornam carta fora do baralho da guerra.

E enquanto a guerra acontece, o Amigo da Vizinhança luta para salvar Nova York.

Inicialmente o Homem Aranha tenta conter os danos, mas ele acaba se envolvendo diretamente. Principalmente nos confrontos contra o Duende Macabro.

Primeiro, quando impede que o Justiceiro termine a guerra matando todos os chefes de gangues, quando estes iriam se unir para uma reunião para tentar acabar com o conflito.
Depois ele descobre que o Demolidor estava passando informações falsas, com o intuito de despistá-lo, enquanto a Polícia tenta trazer o Rei de volta para acabar com a guerra. Por sinal, o Demolidor enfrenta o Aranha vestido de Rei, em uma tentativa de atrair a atenção de todos os envolvidos (inclusive o Aranha) enquanto o verdadeiro Rei chegava escondido na cidade.

E no último ato, o Aranha, a Gata Negra, o Falcão Negro e o Demolidor fazem um ataque direto no prédio do Rei, das forças do Rosa, que tentavam uma última investida para derrubar Fisk.
Alguns acontecimentos marcaram a Guerra de Gangues. O primeiro é que o Rosa mata um policial (ele nunca tinha pego uma arma até o momento) e a culpa acaba consumido Richard Fisk. Tanto que ele resolve ir trabalhar para seu pai, para acabar com a guerra e com sua própria gangue.
Outro ponto foi que a amizade entre o Homem Aranha e o Demolidor sai abalada. O Aranha não aceita bem as atitudes que o Homem sem Medo toma, na tentativa de proteger o Rei. Isso porque, até aquele momento, Matt Murdock ainda acreditava que eram necessárias provas para condenar o Rei, coisa que Peter Parker nunca conseguiu levantar. E o Demolidor, junto com a polícia de Nova York, acredita que a única maneira de acabar com a guerra é trazendo o Rei de volta.

E o mais irônico disso tudo é que logo após a Guerra de Gangues começa a saga A Queda de Murdock, magistralmente escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli, onde o Rei descobre a verdadeira identidade do Demolidor.

E o grande destaque da guerra foi o Duende Macabro. O personagem estava mais insano do que nunca. E durante a guerra, sua raiva contra o Homem Aranha aumenta cada vez mais e os confrontos entre eles marcam a guerra.
Outro que acaba ganhando a inimizade do Duende foi Halloween. Tanto que após a guerra, Jason Macendale, o Halloween, contrata o mercenário conhecido como O Estrangeiro para matar o Duende Macabro. E quem acaba morto é Ned Leeds, enquanto ele viajava pela Alemanha Ocidental junto com Peter Paker, para investigar uma espiã da Alemanha Oriental, que está envolvida com Wolverine. E achando que o Duende está fora do caminho, Macendale assume a identidade de Duende Macabro. Porém, como é mostrado anos depois,quem morreu na Alemanha não foi o Duende Macabro original.


Mas essa história fica para outro dia.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE GEEZBOX (WWW.GEEZBOX.COM.BR) EM AGOSTO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário