sábado, 26 de julho de 2014

A ARTE DE JOHN ROMITA JR.

Salve galera.

Quando se fala de desenhistas que marcaram o mundo das HQs, muitos fãs pensam em Todd McFarlane, Jim Lee, Andy Kubert, J.H. Williams II ou até mesmo os brasileiros Mike Deodato Jr. e Sergio Cariello.

Acontece que antes de aparecer estes nomes, temos gerações de desenhistas que também marcaram uma época.

E hoje vamos falar de um nome de peso: John Romita Jr.
Filho de John Romita Sr., uma das maiores lendasque já desenhou para Marvel, John Jr. é cria da Casa das Idéias. E, seguindo os passos do pai, também é uma lenda viva dos quadrinhos.

JRJR passou por várias revistas da Marvel: Homem de Ferro, X-Men, Demolidor, Cable, Justiceiro, Cristal,Thor, Hulk, Quarteto Fantástico e Kick-Ass e em todas deixou a marca de seus desenhos: personagens com expressão forte e queixos quadrados.

Na revista do Homem de Ferro, Romita pôde trabalhar com o genial John Byrne no arco A Guerra de Armaduras II, onde Tony Stark tinha que enfrentar uma corporação que planejava tomar controle do seu corpo, através do implante que permitiu Stark voltar a andar. 
O traço de Romita na armadura neoclássica torna o Vingador Dourado mais humano. Tanto que é comum nessa época JRJR mostrar a armadura danificada durante os combates.

Romita também desenhou X-Men, na sua fase anterior ao Massacre de Mutantes.

Nessa época, Magneto tinha assumido a escola enquanto Xavier estava sendo tratado pelo Império Shiar. É também quando os X-Men enfrentam pela segunda vez Nimrod, o sentinela que veio do futuro caçar a Fênix II, filha de Ciclope e Jean Grey no futuro alternativo do arco Dias de Um Futuro Esquecido.
É também quando Wolverine quase mata a Fênix II, para proteger a Rainha Negra.

Outro destaque na sua carreira é Demolidor – O Homem Sem Medo, onde ele trabalhou ao lado de Frank Miller.

Na série, ele e Miller recontam a origem do personagem, desde os dias de infância de Matt Murdock nas ruas da Cozinha do Inferno, o acidente que o deixou cego, a morte do pai e o surgimento do Rei do Crime. Imperdível!
Outra edição que não pode faltar na sua coleção é Justiceiro & Batman – Cavaleiros Mortíferos. Com texto de Chuck Dixon, a história mostra o 2º encontro entre os personagens.

É um dos melhores crossovers entre a Marvel e a DC Comics e o segundo que envolve os dois personagens. O primeiro encontro entre Justiceiro e Batman acontece na história Lago de Fogo, que pode ser muito bem esquecido.
Outra parceria que deu certo foi a que Romita fez com Neil Gaiman em Eternos.

Utilizando os personagens criados por Jack Kirby, a história conta a vida de um estudante de medicina que se descobre membro de uma raça milenar que tem a missão de proteger a Terra.
E, para encerrar, não podemos deixar de lado dois personagens que também já passaram pelo lápis de John Romita Jr.: O Homem Aranha e Kick-Ass.

Romita desenhou o Amigo da Vizinhança algumas vezes, inclusive na época antes do casamento com Mary Jane Watson. Além disso, ele também desenhou a série Anos Perdidos, que conta a história de Ben Reiley, do clone do Homem Aranha, que acabou assumindo a identidade de Aranha Escarlate.
Por fim, JRJR deu vida a Kick-Ass.

A obra-prima de Mark Millar foi publicada pela primeira vez em 2008 e se tornou sucesso entre os fãs de quadrinhos, ao mostrar a história de um garoto comum que resolve se tornar um super-herói.
E sua arte caiu muito bem para Kick-Ass. Tanto que ele assumiu novamente os desenhos em Kick-Ass 2. É sem duvida um dos melhores trabalhos de John Romita Jr.

E você ainda não leu Kick-Ass tem que parar tudo o que estiver fazendo agora e ir comprar sua edição.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE GEEZBOX (WWW.GEEZBOX.COM.BR) EM AGOSTO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário