sábado, 26 de julho de 2014

A MAIOR SAGA DE TONY STARK: A GUERRA DE ARMADURAS

Salve galera.

Hoje vamos falar de uma das maiores histórias já escritas para o Homem de Ferro: a Guerra das Armaduras. 
Dividida em sete partes, a Guerra das Armaduras foipublicada de dezembro de 1987 a junho de 1988 e foi escrita por David Michelinie e Bob Layton e desenhada por Mark D. Bright. Em julho de 1988 foi lançado um prólogo da Guerra, escrito por David Michelinie e magistralmente desenhado por Barry Windsor-Smith.

A história mostra a busca de Tony Stark por vilões e heróis que usam armaduras construídas a partir da sua tecnologia. Ele se sente culpado, afinal várias pessoas morreram devido às armas criadas baseadas em sua maior invenção: a armadura do Homem de Ferro. Acontece que essa busca acaba provocando grandes mudanças na vida de Stark, como a morte do novo Homem de Titânio e o fim de sua amizade com Steve Rogers.

A Guerra começa quando Tony Stark examina a armadura do mercenário Força, que trabalhava para Justin Hammer. Stark descobre que a tecnologia usada para construir a armadura é baseada na tecnologia que ele desenvolveu para a armadura clássica do Homem de Ferro.
Após investigar as empresas de Hammer, Stark descobre que a maioria dos vilões de armadura usam sua tecnologia. Os dados haviam sido roubados pelo Espião Mestre e repassados para Hammer, que vendeu para os vilões.
Então, ele decide começar uma cruzada caçando todos que usam uma armadura baseada em sua tecnologia: Besouro, Dínamo Escarlate, o novo Homem de Titânio, Metalóide,Guardiões, entre outros.

Inicialmente, o Homem de Ferro não tem dificuldade para enfrentar estes vilões. Os problemas começam quando ele resolve atacar o Arraia, um cientista que trabalha para o governo americano e está atuando ao lado dos Vingadores. Após derrotá-lo, Stark descobre que sua armadura não é baseada em sua tecnologia, mas o estrago já está feito e ele começa a ser caçado pelo governo. Consequentemente, o Homem de Ferro acaba expulso dos Vingadores da Costa Oeste.

A S.H.I.E.L.D. é enviada para prender o Homem de Ferro. Tony aproveita e destrói os Mandroídes, que foram fabricados por Hammer e vendidos ao governo.

Depois o Homem de Ferro resolve atacar A Gruta, prisão de segurança máxima para vilões. Isso porque quem faz a guarda da Gruta são os Guardiões: soldados usando armaduras também fabricadas por Hammer.

Quem tenta impedir o ataque é Steve Rogers, que na época atuava como Capitão, já que ele tinha devolvido o uniforme e o escudo de Capitão América para o governo. Stark consegue derrotar o Capitão e inutilizar todas as armaduras, provocando uma fuga em massa da gruta.
Os últimos alvos de Stark estão na Rússia: o Dínamo Escarlate e o novo Homem de Titânio. Usando a armadura Stealth, Stark enfrenta os dois soldados russos e as consequências são graves: ele destrói a armadura do Dínamo e o mutante Kondrati Topolov – também conhecido como Gremlin, que estava usando a armadura do Homem de Titânio, morre no combate.

Com isso, o governo americano decide acabar com o Homem de Ferro. Para isso é contratado Edwin Cord, empresário que culpa Tony pelo seu fracasso frente a Cord Conglomerate. E utilizando a tecnologia de Stark, ele constrói a armadura Poder de Fogo.
Extremamente poderoso, o Poder de Fogo consegue derrotar Stark, que usava o modelo Centurião Prateado.O Homem de Ferro é declarado morto e Stark acredita que a Guerra terminou. Ele também decide não construir uma nova armadura e resolve abandonar a identidade de Homem de Ferro.

Mas Cord, com a ajuda do piloto do Poder de Fogo, consegue roubar a armadura e inicia um ataque as instalações da Stark Enterprise. Ele pretende destruir a empresa e arruinar a vida de Tony Stark.

Então Tony resolve construir uma nova armadura, a Neoclássica e consegue derrotar o Poder de Fogo. E utilizando os conhecimentos de Abe Zimmer, Stark consegue invadir o sistema das Indústrias Hammer e apagar todos os dados referentes à tecnologia desenvolvida por ele.
As consequências da Guerra foram grandes para Tony Stark. Primeiro, sua amizade de anos com Steve Rogers foi seriamente abalada. Somente antes da Operação Tempestade Galáctica foi que ele conseguiu se entender com Rogers e ser reintegrado aos Vingadores da Costa Oeste, do qual havia sido expulso.

A fuga em massa da Gruta foi contida por Steve Rogers e um grupo de heróis renegados que trabalhavam com ele: o Demolição, Falcão Negro e Nômade. E após a guerra, Tony constrói novas armaduras para os Guardiões. Apesar de serem baseadas em sua tecnologia, elas tem um dispositivo de segurança que permite que Stark possa inutilizá-las caso aconteça alguma coisa.

Mas sem dúvida a maior consequência da Guerra de Armaduras foi a mudança do modelo Centurião Prateado para a Neoclássica. O principal motivo da mudança foi que a Centurião Prateado nunca foi unanimidade pelos leitores e dentro da própria Marvel Comics. Foi a chance de trazer de volta o visual da armadura Clássica, porém com grandes avanços tecnológicos.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE GEEZBOX (WWW.GEEZBOX.COM.BR) EM OUTUBRO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário