sábado, 26 de julho de 2014

ALGUÉM MORRE NOS QUADRINHOS?

Pode parecer meio estranho o que eu vou falar agora, mas existem alguns personagens que realmente morreram nos HQs. Principalmente porque a maioria que morre volta. Seja como clone, seja com acordo com o Tinhoso ou tendo vencido a Morte.

Os exemplos mais famosos de personagens que voltaram foram o Super-Homem – que na verdade não estava morto, estava sem bateria; e Thanos – afinal o cara tava pegando a Morte, então qual o problema dela trazer o namorado de volta? Mas a pior volta de todas foi sem duvida a de Jason Todd, o segundo Robin. Ele morreu da maneira mais legal possível, sendo assassinado pelo Coringa. E mesmo sendo um personagem que nenhum fã do Batman gostava a DC teve a brilhante ideia de trazê-lo de volta. Voltando a terra do povo que come grama pela raiz. A lista de personagens que realmente bateram as botas é pequena, mas interessante.

Começamos pelo Vigilante, da DC.
Adrian Chase era um promotor de justiça, que começa uma guerra contra a Máfia Italiana em NY. E com a ajuda do Robin (Dick Grayson) e dos Novos Titãs, ele consegue juntar provas contra Anthony Scarapelli, chefe da máfia.
Porém o mafioso manda colocar uma bomba no apartamento de Chase, matando sua esposa e dois filhos.

Com a morte do promotor, Scarapelli é inocentado. E na sua tentativa de fuga, Robin acaba assistindo ele ser assassinado pelo Vigilante, identidade adotada por Chase.

Durante anos Chase viveu caçando criminosos. Inicialmente ele não mata ninguém, apesar de ser considerado violento, seus métodos lembram muito os utilizados por Batman. A única diferença é que Chase usa armas de fogo em sua cruzada. E por duas oportunidades, ele tentou largar o manto do Vigilante. Na primeira vez, foi substituído por Allan Welles, um Vigilante muito mais violento, que matava os criminosos. Chase acaba enfrentando e matando o novo Vigilante. Depois é a vez de Wiston Dave assumir o manto de Vigilante. Dave segue a linha de Chase, de não matar ninguém. Porém ele é assassinado pelo Pacificador. Chase acaba voltando a atuar como Vigilante. 

Mas com o passar do tempo, ele acaba perdendo controle de suas ações e mata várias pessoas. Inclusive policias e viciados. Quando ele percebe que está perdendo o controle, decide acabar com tudo e se suicida. A história do suicídio do Vigilante é uma das melhores que já li. O personagem era muito complexo  e suas ultimas histórias falavam muito desse conflito interno. 

Tanto que seu último pensamento é: “não quero morrer, mas não posso continuar vivendo”.

Outro personagem que resolve se matar é Kraven, o Caçador. Quando ele finalmente consegue derrotar o Homem Aranha, ele assume o papel do herói, derrota Ratus e depois decide colocar o paletó de madeira.
Essa história foi contada na série A Última Caçada de Kraven, uma das melhores histórias do Homem Aranha já escrita.

O primeiro Columba também foi dessa para uma melhor.
É bem provável que você não se lembre deste personagem, mas seu irmão tem um papel importante no Universo DC. Hank e Don Hallganham poderes de uma voz misteriosa, que muito tempo depois eles descobrem que essa voz foi enviada pelos Lordes do Caos e pelos Lordes da Ordem, e se tornam Rapina (Hank) e Columba (Don). Rapina é violento enquanto que Columba tende a ser mais pacifico. E durante a Crise nas Infinitas Terras, Columba é morto quando salva uma criança e perde seus poderes. Após alguns anos, surge uma nova Columba, dessa vez uma mulher chamada Dawn Granger. E durante a saga Armageddon 2001, é revelado que o Monarca era na verdade um insano Hank Hall. E sim, eu sei que o final de Armageddon 2001 foi um lixo, mas fazer o que? Ninguém mandou a DC ser péssima para guardar segredos e deixar vazar que o Monarca seria o Capitão Átomo e ter que fazer um final nas coxas.

Voltando para o universo Marvel, tivemos duas grandes perdas: uma foi Pássaro Trovejante, dos X-Men. John Proudstar foi recrutado pelo Professor X quando os X-Men originais foram presos por Krakoa, a ilha viva. E em sua segunda aventura ao lado dos mutantes de Xavier, ele acaba morrendo ao enfrentar o Conde Nefária. Detalhe que eu sempre achei o Pássaro Trovejante um personagem perdido nos X-Men. Ele tinha um nível sobre humano de força, agilidade e velocidade. Mas em uma equipe que conta com Colossus e Wolverine, por que você precisa de alguém que é somente um pouco melhor do que um ser humano normal? Tanto que em uma das poucas histórias em que ele aparece, ele tenta mergulhar de um penhasco, da mesma maneira que Wolverine faz e é impedido por Tempestade. Ele reclama, dizendo que se Logan consegue, ele também consegue, mas Ororo lembra que Wolverine, além de ter os ossos cobertos por adamantium, tem super agilidade e fator de cura… Coisa que o Pássaro Trovejante nunca teve.
Mas o personagem mais importante da Marvel que morreu foi sem duvida o Capitão Marvel. O Vingador de origem Kree acaba se tornando um dos personagens mais importantes daCasa das Idéias, principalmente pelo seu papel na Saga de Thanos. E, ao lado de Adam Warlock, é um dos responsáveis pela vitória contra o Titã.

E seguindo a linha do Vigilante, sua morte não foi causada por nenhum inimigo super poderoso. Marvel morreu de câncer. Sua morte teve repercussão grande no Universo Marvel e deixou muitos fãs com saudades. E antes que alguém diga: sim, eu sei que na Guerra Civil ele voltou. Mas é uma versão do passado, que apareceu devido a um buraco dimensional criado na Zona Negativa. Então para mim o original morreu e acabou.

Se você lembrar de mais alguém que foi dormir com os peixes e não voltou, me lembre. Porque ultimamente está complicado achar um defunto que se mantenha morto.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE GEEZBOX (WWW.GEEZBOX.COM.BR) EM JUNHO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário