quinta-feira, 7 de agosto de 2014

RELAÇÃO COM INVESTIDORES - VOCÊ CONHECE?

A importância da área de Relação com Investidores vai além da disponibilização de informações financeiras no 'cantinho superior' dos sites corporativos. É por meio do RI que o investidor tem acesso direto aos comunicados, resultados, relatórios e balanços da empresa que investe. Além disso, é regra da CVM (Comissão de Valores Mobiliários, responsável por regular o mercado financeiro)  que toda empresa de capital aberto tenha seu próprio RI.

Se antes a divulgação de balanços financeiros não passava de mera obrigação jurídica, atualmente é comum o seu uso na construção de reputação das empresas de capital aberto.

Neste mês de setembro, a Rico recebeu Fabiane Goldstein, da Ricca RI, que explica a sua visão sobre a área de Relação com Investidores nos dias de hoje. Confira entrevista exclusiva realizada por Eduardo Guimarães, responsável pela área Educacional aqui da Rico:
Fabiane, o que é o tal do RI (Relação com o Investidor)?
Toda empresa que tem capital aberto tem que ter uma área de RI. É a área que se responsabiliza por se relacionar com o investidor tanto no ponto de vista das informações internas da empresa para o mercado, como também no feedback do mercado para a empresa. É uma área muito estratégica, porque fica o tempo todo trazendo informações de dentro para fora quanto de fora para dentro da empresa, visando acima de tudo transmitir um valor justo sobre ela. A área tem como objetivo nivelar o mercado do ponto de vista das informações disponíveis e levá-las aos investidores, de forma que a empresa possa ser avaliada de forma correta.

Em comparação com as empresas europeias e americanas, como está o RI brasileiro?
O RI brasileiro é grande destaque no mercado global. Recentemente, foi publicada uma pesquisa feita pelo Bank of New York elogiando as áreas de RI brasileiras, falando que elas são muito atuantes. Tanto que se você olhar os sites de RI das empresas nacionais, você poderá notar que eles são completos. Então podemos dizer que as empresas estão em linha com que está sendo trabalhado no resto do mundo. A única deficiência que eu vejo hoje nas empresas brasileiras, e que no resto do mundo é mais bem trabalhado, é em mídias sociais para estreitar a relação com o investidor.
E o investidor brasileiro, sabe usar o RI?
Pela minha experiência, principalmente em relação ao investidor 'pessoa física', eu acredito que ainda não. Mas não é só culpa do investidor que não procura as informações, mas também das empresas. Porque a maneira que elas organizam o site e disponibilizam as informações, acabam favorecendo somente os analistas financeiros profissionais. As empresas não transformam a informação de maneira que o investidor comum consiga entender tudo, e esse é um dos principais desafios a serem trabalhados pela área.
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Lembrando que as informações sobre a empresa que você investe ou quer conhecer melhor antes de comprar suas ações estão disponíveis em seu site na área de Relação com Investidores. Lá você poderá participar de eventos online e ao vivo sobre resultados, conferências, reuniões consultivas, acessar apresentações, ficar informado sobre decisões administrativas e ainda entrar em contato direto com o profissional de RI.

Tais informações e dados são muito utilizados por investidores que utilizam a Análise Fundamentalista para tomar decisões sobre a compra e venda de uma determinada ação. Os fatores macro e microeconômicos são analisados para avaliar o desempenho da empresa. O megainvestidor americano Warren Buffett é o maior exemplo de sucesso entre os adeptos da análise. Presença constante nas listas dos mais ricos do mundo, é considerado um dos mais bem sucedidos investidores da atualidade.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM SETEMBRO DE 2013

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