A importância da área de Relação com Investidores vai além
da disponibilização de informações financeiras no 'cantinho superior' dos sites
corporativos. É por meio do RI que o investidor tem acesso direto aos
comunicados, resultados, relatórios e balanços da empresa que investe. Além
disso, é regra da CVM (Comissão de Valores Mobiliários, responsável por regular
o mercado financeiro) que toda empresa
de capital aberto tenha seu próprio RI.
Se antes a divulgação de balanços financeiros não passava de
mera obrigação jurídica, atualmente é comum o seu uso na construção de
reputação das empresas de capital aberto.
Neste mês de setembro, a Rico recebeu Fabiane Goldstein, da
Ricca RI, que explica a sua visão sobre a área de Relação com Investidores nos
dias de hoje. Confira entrevista exclusiva realizada por Eduardo Guimarães,
responsável pela área Educacional aqui da Rico:
Fabiane, o que é o tal do RI (Relação com o Investidor)?
Toda empresa que tem capital aberto tem que ter uma área de
RI. É a área que se responsabiliza por se relacionar com o investidor tanto no
ponto de vista das informações internas da empresa para o mercado, como também
no feedback do mercado para a empresa. É uma área muito estratégica, porque
fica o tempo todo trazendo informações de dentro para fora quanto de fora para
dentro da empresa, visando acima de tudo transmitir um valor justo sobre ela. A
área tem como objetivo nivelar o mercado do ponto de vista das informações
disponíveis e levá-las aos investidores, de forma que a empresa possa ser
avaliada de forma correta.
Em comparação com as empresas europeias e americanas, como
está o RI brasileiro?
O RI brasileiro é grande destaque no mercado global.
Recentemente, foi publicada uma pesquisa feita pelo Bank of New York elogiando
as áreas de RI brasileiras, falando que elas são muito atuantes. Tanto que se
você olhar os sites de RI das empresas nacionais, você poderá notar que eles
são completos. Então podemos dizer que as empresas estão em linha com que está
sendo trabalhado no resto do mundo. A única deficiência que eu vejo hoje nas
empresas brasileiras, e que no resto do mundo é mais bem trabalhado, é em
mídias sociais para estreitar a relação com o investidor.
E o investidor brasileiro, sabe usar o RI?
Pela minha experiência, principalmente em relação ao
investidor 'pessoa física', eu acredito que ainda não. Mas não é só culpa do
investidor que não procura as informações, mas também das empresas. Porque a
maneira que elas organizam o site e disponibilizam as informações, acabam
favorecendo somente os analistas financeiros profissionais. As empresas não
transformam a informação de maneira que o investidor comum consiga entender
tudo, e esse é um dos principais desafios a serem trabalhados pela área.
**
Lembrando que as informações sobre a empresa que você
investe ou quer conhecer melhor antes de comprar suas ações estão disponíveis
em seu site na área de Relação com Investidores. Lá você poderá participar de
eventos online e ao vivo sobre resultados, conferências, reuniões consultivas,
acessar apresentações, ficar informado sobre decisões administrativas e ainda
entrar em contato direto com o profissional de RI.
Tais informações e dados são muito utilizados por
investidores que utilizam a Análise Fundamentalista para tomar decisões sobre a
compra e venda de uma determinada ação. Os fatores macro e microeconômicos são
analisados para avaliar o desempenho da empresa. O megainvestidor americano
Warren Buffett é o maior exemplo de sucesso entre os adeptos da análise.
Presença constante nas listas dos mais ricos do mundo, é considerado um dos
mais bem sucedidos investidores da atualidade.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM SETEMBRO DE 2013
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM SETEMBRO DE 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário