quinta-feira, 7 de agosto de 2014

DREAMWAVE PRODUCTIONS

Salve galera.

Todo mundo sabe que a concorrência no mundo dos quadrinhos é feroz. Muitas empresas não conseguem sobreviver devido a falta de grana e acabam deixando muitos fãs na saudade.

Foi exatamente isso que aconteceu com os leitores da Dreamwave Productions, em janeiro de 2005, quando foi anunciado oficialmente que a editora seria fechada.
A Dreamwave Productions foi um dos diversos estúdios que surgiram logo após a fundação da Image Comics em 1992. Para quem não sabe, a Image é uma editora que publica as histórias de outros estúdios, como a WildStorm Productions (estúdio de propriedade de Jim Lee), Top Cow Productions (de Marc Silvestri) e a Todd McFarlane Productions (de Todd McFarlane).

E em 1996, foi fundada a Dreamwave Productions pelos irmãos Pat Lee e Roger Lee. E a parceria com a Image Comics seguiu firme até 2002, quando a Dreamwave deixou de ser um estúdio para virar uma editora independente.
A ideia dos irmãos Lee era de buscar personagens considerados “esquecidos” pela nova geração de leitores e personagens de videogames e transforma-los em HQs. As grandes apostas das Dreamwave foram Transformers, Teenage Mutant Ninja Turtles, Mega Man e Devil May Cry. Na linha das histórias originais, a Dreamwave tinha entre suas publicações Arkanium, Fate of the Blade e Warlands.
Inicialmente a Dreamwave era um sucesso, principalmente por causa dos Transformers. Tanto que até hoje Pat Lee é considerado um dos melhores desenhistas que já passou pelas histórias de Cybertron.

O sucesso inesperado de Transformers G1, que foi a saga mais vendida de 2002, encheu de esperança os irmãos Lee para o futuro da editora. Tanto que várias outras franquias foram compradas, principalmente da Capcom.
Infelizmente, em 2003 a Dreamwave começou a passar por uma grave crise financeira, principalmente porque várias das franquias compradas pela editora nunca chegaram a ser publicadas, como Duel Masters.

Para tentar minimizar a crise, alguns trabalhos originais da editora também foram deixados de lado, como Warlands, Necrowars e Darkminds, para que o foco da Dreamwave fosse somente os Transformers. Porém, a crise aumentou mais ainda quando a Dreamwave descobriu que tinha somente os direitos dos Transformers para os Estados Unidos, o que impedia que suas histórias fossem publicadas em outros países. Após resolver este problema, as HQs dos Transformers puderam ser publicadas no resto do mundo, inclusive no Brasil.
Mesmo resolvendo o problema de distribuição, as coisas já estavam ruins para a Dreamwave. A crise financeira só aumentava, culminando com a demissão dos roteiristas James McDonough e Adam Patyk.

Logo depois da dupla, vários outros artistas também foram demitidos e muitas séries que estavam sendo publicadas foram canceladas e não tiveram seus finais divulgados.

O caso mais famoso é a saga The Age of Wrath, que fecharia a trilogia War Within dos Transformers. Programada para ser uma saga em 6 edições, foram publicadas somente as 3 primeiras. E várias outras revistas também são canceladas: Teenage Mutant Ninja Turtles é publicada somente até o número 7 enquanto que Mega Man vai até a 4ª edição. Já as revistas originais, como Warlands e Darkminds chegam a durar bastante, mas não impedem que em janeiro de 2005 a Dreamwave Productions emita um comunicado oficial declarando que estava fechando suas portas, deixando para trás uma divida com funcionários e fornecedores de mais de um milhão de dólares.
Alguns títulos vão parar nas mãos de outras editoras, como Transformers e Teenage Mutant Ninja Turtles que hoje estão na IDW. Mas outras, como Devil May Cry nunca mais foram publicados. E para desespero dos fãs, nem mesmo as sagas que estavam em aberto chegaram a ter seus finais divulgados.

Um triste fim para um sonho que durou pouco.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE CRUZADOR FANTASMA (WWW.CRUZADORFANTASMA.COM.BR) EM AGOSTO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário