Quando chega a época de férias, várias pessoas planejam
viagens ao exterior. E muitas ficam sonhando com as lembranças que poderão
trazer: roupas, perfumes, livros, eletrônicos entre outros.
Mas um detalhe tem que ser levado em conta antes: a
relação entre Poder de Compra e Taxa de Câmbio.
Existem alguns países onde o valor do Real em relação à
moeda local é maior. Mas isso não significa que você conseguirá comprar
produtos mais baratos do que você encontraria aqui no Brasil.
O melhor exemplo desta relação é o Japão: R$ 1,00 (um
Real) vale aproximadamente Y$ 46,00 (quarenta e seis Yens)*. E para comprar um
PlayStation 4, console de última geração da Sony, você vai gastar
aproximadamente Y$ 40 mil (quarenta mil Yens), cerca de R$ 870,00 (oitocentos e
setenta Reais). Mas se você for comprar o mesmo console aqui no Brasil, vai
gastar aproximadamente R$ 4 mil (quatro mil Reais), que convertendo pode chegar
a quase Y$ 184 mil (cento e oitenta e quatro mil Yens)**.
Outros países onde o Real esta valendo mais do que a
moeda local: com 1 (um) Real você consegue comprar aproximadamente 3 (três)
Coroas Suecas ou 3 (três) Pesos Argentinos; ou 10 (dez) Pesos Uruguaios*.
Para medir a paridade do poder de compra (PPC) entre dois
países, é preciso levar em conta vários fatores, não só a taxa de câmbio.
Deve-se calcular o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, as diferenças de
renda das populações e o custo de vida de cada região.
Por exemplo: segundo o FMI (Fundo Monetário
Internacional), o Brasil está na 79º na lista de países com maior poder de
compra do mundo, à frente de países como Argentina e Uruguai, mas atrás de
Japão e Suécia.
Isso significa que na Argentina e no Uruguai, o Real tem
um valor de compra maior que a moeda local, mas inferior a países como Japão e
Suécia.
Voltando ao exemplo do PlayStation 4**: na Argentina, o
console da Sony sai por aproximadamente $ 9 mil (nove mil Pesos), cerca de R$
2.450 (dois mil quatrocentos e cinquenta Reais). E o console brasileiro custa
cerca de $ 14.700 (catorze mil e setecentos Pesos), convertido o valor que
pagamos por aqui*.
Por isso que o PlayStation 4 acaba saindo mais barato na
Argentina e no Japão do que no Brasil, apesar do Real valer mais em ambos os
países.
Outro exemplo que mostra bem essa diferença do poder de
compra com a taxa de câmbio é o Índice Big Mac. Criado pela revista The
Economist em 1986, ele parte do princípio de que o sanduiche do McDonald’s é
feito igual no mundo inteiro, então ele deveria custar o mesmo preço em
qualquer lugar, desde que houvesse paridade no poder econômico entre os países.
Porém esta paridade não existe, criando assim essa
diferença no poder de compra de produtos iguais em diferentes pontos do globo.
Segundo o índice, se um Big Mac custar 3 Dólares num lugar e 3 Euros em outro,
então 1 Euro tem valor equivalente a 1 Dólar.
No caso do Big Mac, o Brasil tem o 5º sanduíche mais caro
do mundo, custando US$ 5,25 (cinco Dólares e vinte cinco centavos). O preço
mais caro foi encontrado na Noruega, com US$ 7,80 (sete Dólares e oitenta
centavos) enquanto que na Índia está o mais barato, custando US$ 1,54 (um Dólar
e cinquenta e quatro centavos), Nos Estados Unidos, onde está o preço base do
Big Mac, ele custa US$ 4,62 (quatro Dólares e sessenta e dois centavos)***.
Por isso, antes de viajar, planeje suas compras sempre
pensando no poder de compra do Real frente ao das moedas estrangeiras.
* As taxas de câmbio usadas neste texto são referentes à
do dia 10/07/2014.
** Os valores do PlayStation 4 mostrados neste texto são
os valores oficiais da Sony, dona da marca e foram levantados diretamente nos
site da empresa no Brasil, Argentina e Japão.
*** Índice Big Mac de 2014, com preços dos sanduíches
levantados pela revista The Economist em janeiro de 2014. A taxa de câmbio
usada para conversão dos valores é a cotação de 22/01/2014.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM JULHO DE 2014
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