domingo, 10 de agosto de 2014

5 LIÇÕES SOBRE ECONOMIA DE "O PODEROSO CHEFÃO"

Um dos maiores clássicos do cinema, o filme O PODEROSO CHEFÃO, vai muito além de um filme sobre a máfia italiana nos Estados Unidos pós-guerra: ele tem muito a nos ensinar sobre liderança e economia.

Para quem não conhece a trilogia, O Poderoso Chefão foi escrito e dirigido por Francis Ford Coppola. A história foi baseada no livro homônimo de Mario Puzo, que conta a trajetória da família Corleone, desde a chegada de Vito Corleone (Marlon Brando) à América e a ascensão de seu filho Michael Corleone (Al Pacino) ao poder.
Existem inúmeras teses falando como as atitudes dos personagens podem ser aplicadas na vida pessoal e corporativa. Já o blog da Rico vai focar nas lições do longa que podemos utilizar no mercado financeiro. Vamos lá?

1 – Tenha controle emocional

É como disse Michael Corleone: “São apenas negócios”. As emoções são as maiores inimigas de nossas decisões! Ao invés de tentar entender uma operação que deu errado, ficamos com raiva e operamos mais ainda, o que pode aumentar nosso prejuízo. Às vezes vale mais a pena parar, respirar e sair de perto do computador do que operar com a cabeça quente. Nunca deixe que a raiva ou frustração atrapalhe suas decisões.

2 – Foco em resultados

No filme, Vito Corleone sempre cobra duas coisas de seus 'caporegimes' (cargo importante dentro da máfia italiana): resultados e lealdade. Tal qual a ele, ao operar seja fiel às suas metas. Podem ser metas financeiras ou metas operacionais; metas diárias, semanais ou mensais. Não importa. O importante é você definir a maneira que você vai operar: ao ganhar R$ 500,00 por dia, você desliga o computador; ou realizar apenas 20 operações por dia independente do resultado. Isso irá ajudá-lo a definir estratégias de operações, tanto de curto, médio ou longo prazo.

3 – Busque as pessoas certas

No filme, Vito Corleone é cercado de guarda-costas, políticos, artistas e outras pessoas que atendem as necessidades da família. No mercado, o que podemos fazer é sempre estar cercado de pessoas que possam dar dicas valiosas de operações: analistas, relatórios, cursos e calls. Também devemos procurar o apoio da corretora, de livros, vídeos, palestras e cursos. Afinal, já disse uma vez Dom Corleone: “Os homens mais ricos são aqueles que possuem amigos mais poderosos”.

4 – Seja decisivo

Quando Michael Corleone decide acabar com os rivais, ele não pensa duas vezes e executa um plano que, além de acabar com a concorrência, vinga a morte do seu irmão. Da mesma maneira, ao elaborar uma estratégia operacional, não fique receoso. Simplesmente execute-a. Se puder ter uma opinião de um profissional especializado, melhor. Mas não deixe de utilizá-la. Muitas vezes ficamos na dúvida e acabamos perdendo os momentos de entrada e saída das operações.

5 – Esteja preparado

No filme é muito utilizado o termo “going to the mattresses” (algo como “indo para os colchões"). Significa estar preparado para uma eventual guerra de gangues. No mercado, temos que estar preparados para qualquer surpresa: uma queda brusca, um relatório negativo, um dado desfavorável etc. A solução é aplicar em mais de um ativo ou proteger parte do capital em ativos de renda fixa. Esteja preparado!

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM JULHO DE 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário