quinta-feira, 7 de agosto de 2014

COMPRAS POR IMPULSO: QUEM NUNCA?

Todo mundo já fez uma compra por impulso. E é fato que para a maioria das pessoas, o consumo imediatista se manifesta mais forte em relação a novidades eletrônicas: celular, notebook, videogame, tablet ou relógio.
Acontece que a velocidade com que novos produtos de tecnologia são lançadas provavelmente não irá acompanhar o seu salário.

Por mais difícil que seja resistir às novidades, temos que analisar o que cada novo "sucesso de vendas" pode te agregar que realmente faça a pena gastar com ela.

O melhor exemplo que existe é em relação aos consoles de videogame. Um videogame muda de geração aproximadamente a cada 7 anos: o PlayStation da Sony foi lançado em 1994; o PS2 em 2000; o PS3 em 2006 e o PS4 em 2013. Então você não precisa sair e comprar as novidades na primeira semana. Até porque será quando o preço vai estar mais alto e os consoles terão vários bugs (falhas na programação), que são descobertos somente com o uso. Então se você esperar um ano com seu console da geração anterior até comprar um novo, poderá encontrar um videogame com menos bugs e mais barato.

E para você ter uma ideia disso no preço, quando a Sony lançou o PlayStation 3 oficialmente aqui no Brasil em 2010, somente o console era encontrado por R$ 2.000,00. Hoje, já é possível encontrar um PS3 com 2 jogos por cerca de R$ 1.000,00.

Concordo que esperar 4 anos para comprar o console é muito tempo, mas o preço foi caindo com o tempo. E é provável que nos próximos meses ele abaixe mais ainda, com o lançamento do PS4 aqui no Brasil.

O mesmo podemos dizerem relação aos telefones celulares. A cada ano é lançado um modelo novo: o Samsung Galaxy SII foi lançado em 2011; o SIII em 2012; o S4 2013; e o S5 já está prometido para abril de 2014. E como sempre, a cada lançamento o preço está nas alturas.

Hoje em dia, o celular é quase uma extensão do escritório para algumas pessoas. E certas novidades de cada aparelho podem ajudar muito quem trabalha maior parte do dia na rua. Mas você tem que colocar na balança se vale a pena trocar de aparelho a cada ano.

Agora o grande líder nas vendas por impulso é o supermercado. Muitas vezes compramos algo somente por causa da cor ou do cheiro. Muitas vezes entramos no supermercado apenas para comprar leite e saímos de lá com o leite, bolacha recheada, um quilo de carne, uma garrafa de refrigerante, uma camiseta, um DVD e uma toalha.

É de conhecimento público que os supermercados utilizam técnicas para posicionar seus produtos dentro das lojas, para que os consumidores fiquem tentados e acabem comprando coisas que não eram de extrema necessidade no momento. Mas mesmo quem pensa que é forte e que conhece todas as técnicas utilizadas acaba não resistindo e comprando "apenas um docinho" para as crianças.

Resistir a comprar algo por impulso é complicado. Mas quem consegue superar essa tentação acaba se sentindo melhor ao final do mês e consegue canalizar seu dinheiro naquilo que quer (de fato!) consumir.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM MARÇO DE 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário