Todo mundo já fez uma compra por impulso. E é fato que para
a maioria das pessoas, o consumo imediatista se manifesta mais forte em relação
a novidades eletrônicas: celular, notebook, videogame, tablet ou relógio.
Acontece que a velocidade com que novos produtos de
tecnologia são lançadas provavelmente não irá acompanhar o seu salário.
Por mais difícil que seja resistir às novidades, temos que
analisar o que cada novo "sucesso de vendas" pode te agregar que
realmente faça a pena gastar com ela.
O melhor exemplo que existe é em relação aos consoles de
videogame. Um videogame muda de geração aproximadamente a cada 7 anos: o
PlayStation da Sony foi lançado em 1994; o PS2 em 2000; o PS3 em 2006 e o PS4
em 2013. Então você não precisa sair e comprar as novidades na primeira semana.
Até porque será quando o preço vai estar mais alto e os consoles terão vários
bugs (falhas na programação), que são descobertos somente com o uso. Então se
você esperar um ano com seu console da geração anterior até comprar um novo, poderá
encontrar um videogame com menos bugs e mais barato.
E para você ter uma ideia disso no preço, quando a Sony
lançou o PlayStation 3 oficialmente aqui no Brasil em 2010, somente o console
era encontrado por R$ 2.000,00. Hoje, já é possível encontrar um PS3 com 2
jogos por cerca de R$ 1.000,00.
Concordo que esperar 4 anos para comprar o console é muito
tempo, mas o preço foi caindo com o tempo. E é provável que nos próximos meses
ele abaixe mais ainda, com o lançamento do PS4 aqui no Brasil.
O mesmo podemos dizerem relação aos telefones celulares. A
cada ano é lançado um modelo novo: o Samsung Galaxy SII foi lançado em 2011; o
SIII em 2012; o S4 2013; e o S5 já está prometido para abril de 2014. E como
sempre, a cada lançamento o preço está nas alturas.
Hoje em dia, o celular é quase uma extensão do escritório
para algumas pessoas. E certas novidades de cada aparelho podem ajudar muito
quem trabalha maior parte do dia na rua. Mas você tem que colocar na balança se
vale a pena trocar de aparelho a cada ano.
Agora o grande líder nas vendas por impulso é o
supermercado. Muitas vezes compramos algo somente por causa da cor ou do
cheiro. Muitas vezes entramos no supermercado apenas para comprar leite e
saímos de lá com o leite, bolacha recheada, um quilo de carne, uma garrafa de
refrigerante, uma camiseta, um DVD e uma toalha.
É de conhecimento público que os supermercados utilizam
técnicas para posicionar seus produtos dentro das lojas, para que os
consumidores fiquem tentados e acabem comprando coisas que não eram de extrema
necessidade no momento. Mas mesmo quem pensa que é forte e que conhece todas as
técnicas utilizadas acaba não resistindo e comprando "apenas um
docinho" para as crianças.
Resistir a comprar algo por impulso é complicado. Mas quem
consegue superar essa tentação acaba se sentindo melhor ao final do mês e
consegue canalizar seu dinheiro naquilo que quer (de fato!) consumir.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM MARÇO DE 2014
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