terça-feira, 5 de agosto de 2014

CINEMA E HQS NA DÉCADA DE 90

Salve galera.

É com prazer que aceitei o convite do Panda e a partir de hoje começo uma nova coluna aqui no Cruzador.

Primeiro, deixe me apresentar: sou Eduardo Guimarães, blogueiro e atualmente escrevo também para o GeezBox e Poltrona de Cinema.

E aqui no Cruzador vou falar sobre HQs, mas vamos olhar para o outro lado das histórias, falando também um pouco de filmes, games, personagens e outras coisas que envolvem este universo.

E nada melhor para começar do que falando de algumas adaptações e criações para o cinema de personagens de HQs.

Hoje o investimento é pesado nos filmes. São milhões de dólares na produção e divulgação dos filmes; elencos estrelados e histórias extremamente bem montadas. A trilogia de Nolan e os novos filmes dos Estúdios Marvel estão no topo de uma longa lista de sucessos na tela grande. Mas é lógico que existem exceções, afinal o filme do Lanterna Verde está aí e não me deixa mentir.

Mas se voltarmos cerca de 20 anos vamos ver que as produções eram um pouco mais obscuras e o sucesso não era garantido. Principalmente porque as principais produções não envolviam personagens de muito conhecimento do grande público, somente dos apaixonados por quadrinhos.

Vamos começar por talvez um dos maiores sucessos da década de 90 envolvendo quadrinhos: O Corvo (The Crow, de 1994, direção de Alex Proyas, com Brandon Lee, Tony Todd e Rochelle Davis). É verdade que o filme teve uma grande repercussão devido à morte de Brandon Lee durante as filmagens. 
Mas mesmo assim, a adaptação do personagem de James O’Barr está perfeita. 

O mesmo clima que é mostrado nas HQs é transmitido para as telas. O diretor Alex Proyas soube criar o mesmo clima negro que a HQ tem. E não precisa assistir as sequências. É uma pior do que a outra.

Infelizmente algo que não aconteceu com O Sombra (The Shadow, de 1994, direção de Russel Mulcahy, com Alec Baldwin, Penelope Ann Miller e Peter Boyle). Apesar da fidelidade na adaptação do personagem, o filme acaba pecando principalmente nos detalhes. E apesar de ser mais antigo do que Batman, o filme acaba lembrando muito as histórias do Homem Morcego. Principalmente os filmes de Tim Burton. Vale a pena assistir pela curiosidade sobre a personagem, que é muito interessante e pouco conhecido aqui no Brasil.
Por sinal, o Sombra quase chegou a ser dirigido por Sam Raimi, que tentou comprar os direitos do personagem no final da década de 80. Mas como não conseguiu, resolveu criar seu próprio personagem para o filme Darkman – Vingança Sem Rosto (Darkman, de 1990, direção de Sam Raimi, com Liam Neeson e Frances McDormand). O filme mostra um cientista desfigurado e incapaz de sentir dor que busca por vingança contra um grupo de criminosos liderado por um inescrupuloso empresário.
É uma produção muito bem feita, com um roteiro legal. Vale o aluguel. Mas fique longe das continuações.

E mesmo os personagens mais famosos sofreram com as adaptações da década de 90. Lógico que o Batman de Tim Burton é exceção. Porque a maioria dos filmes feitos sobre HQ são ruins, como Capitão América – O Filme(Captain America, de 1990, direção de Albert Pyun, com Matt Salinger, Ronny Cox e Scott Paulin). O filme é um desastre atrás do outro. O roteiro mostra que o surgimento do Capitão e do Caveira Vermelha é responsabilidade da mesma cientista. E após passar anos congelado, o Capitão ressurge para descobrir que o Caveira virou o chefe da Cosa Nostra e é responsável por tudo que aconteceu no mundo nos últimos 50 anos.
Tirando os efeitos horríveis, roteiro furado, atores péssimos e um final muito fraquinho, acho que podemos dizer que o filme é MUITO sofrível.

E não precisamos lembrar de outras produções, como O Justiceiro com Dolph Lundgren, Nick Fury com David Hasselhoff ou o filme da Liga da Justiça de 1997.

Podemos afirmar que somente depois de anos de frustrações e filmes ruins, a indústria do cinema descobriu o verdadeiro potencial dos personagens de HQs. Tanto que hoje podemos assistir filmes de qualidade como Homem de Ferro, X-Men First Class e Vingadores. E ainda temos a promessa Man of Steel.

Então o futuro promete coisa boa. É só aguardar.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE CRUZADOR FANTASMA (WWW.CRUZADORFANTASMA.COM.BR) EM MARÇO DE 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário