segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A GRANDE SACADA DA MARVEL EM GUARDIÕES DA GALÁXIA

Salve galera!
Guardiões da Galáxia é o maior lançamento do ano. E deve se manter na liderança nas bilheterias pelas próximas semanas. Mas além de uma história fantástica e milhões de easter eggs espalhados, talvez um dos fatores que mais cativaram o público foi o carisma dos personagens principais. Todo mundo ficou triste quando com a cena entre Groot e Rocket Racoon. E não tem como não sair do filme feliz ao ver o Baby Groot dançando.
Sei que muitas pessoas devem achar que a diretoria da Marvel deu o maior spoiler oficial do filme ao liberar a cena onde Groot dança sob o olhar de Drax. 
Eu não penso assim.

Eu acredito que esta tenha sido a maior jogada de marketing da Marvel em muito tempo. E vou explicar o meu ponto de vista:

1- Do jeito que anda a pirataria hoje em dia, não iria demorar muito para que esta cena fosse parar no Youtube ou qualquer outro site de vídeos. Agora como ela mesma postou, além de oferecer uma melhor qualidade na imagem e no áudio, ela está fortalecendo seu perfil nas redes sociais. Aposto que fazia tempo que uma página do Yahoo não era tão acessada ou com compartilhada por aí;

2- A divulgação da imagem do Baby Groot apenas aumento o desejo de consumo pelo personagem. Já existia um apelo enorme com Rocket Racoon e todo mundo pensava que não ia surgir alguma coisa mais legal do que um guaxinim de metralhadora? Bom, a Marvel conseguiu com o Baby Groot;

3- A divulgação também ajudou muito a divulgação da trilha sonora do filme. Guardians of the Galaxy Awesome Mix Vol. 1 já está em 1º na Billboard e o vídeo do Baby Groot dançando I Want You Back, do Jackson 5 somente impulsionou esta venda.
Eu acredito que a Marvel não faz nada sem planejar muito. E esse vídeo é a maior prova.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE CRUZADOR FANTASMA (WWW.CRUZADORFANTASMA.COM.BR) EM AGOSTO DE 2014

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O QUE A MARVEL COMICS TEM A ENSINAR AO INVESTIDOR?

Mesmo que você não seja fã de quadrinhos, já deve ter ouvido falar na Marvel Comics, uma das maiores editoras do mundo especializada no universo dos super-heróis. Apesar do sucesso atual, o que muitos não sabem é que ela esteve muito perto de fechar as portas em 1996. E hoje podemos aprender muito com sua história sobre como superar uma crise e gerir os investimentos pessoais.
A crise da Marvel começou em 1994 devido à greve da Major League of Baseball. A editora era dona dos direitos de venda dos cards da MLB – uma verdadeira febre entre os americanos. E a estratégia da diretoria da Marvel na época, então presidida por Ron Perelman, era transformar a editora em uma gigante do mundo do merchandising esportivo, focada principalmente nos cards.

E graças à greve de 1994, a venda de cards foi um desastre e a editora passou por uma forte crise financeira. O ápice da crise foi em 1996, quando a editora entrou com um processo de falência nas cortes americanas.

Além do mais, a década de 90 foi considerada como uma das piores em termos criativos para a Marvel. As histórias eram fracas e as vendas de HQs despencaram, inclusive para a DC Comics – editora de propriedade da Warner Bros e maior rival da Marvel, dona de personagens como Superman e Batman. 

Tanto que, para tentar atrair novos leitores, as editoras eram obrigadas a tomar medidas extremas que desagradaram muito os fãs: o Superman morreu e teve seus poderes alterados; o Batman ficou paraplégico, o Homem-Aranha não era o Homem-Aranha e por aí vai. Vários títulos que tinham pouco apelo ou estavam encalhando nas comics shops (as bancas americanas) foram cancelados.

Outro problema enfrentado pela Marvel foi que seus principais desenhistas resolveram montar uma editora própria, a Image Comics, visando maior liberdade criativa e mais lucros com os licenciamentos dos personagens.
Para tentar se reestruturar, a Marvel tomou uma medida drástica: vendeu os direitos cinematográficos de parte do seu catálogo de personagens para outras empresas, como a Sony, Paramount e Universal.

A partir de 1998, vários filmes começam a sair por diferentes estúdios e mesmo tendo um percentual pequeno dos lucros, a Marvel conseguiu se reestruturar e sair da crise. E aproveitando a onda de sucessos no cinema, ela começou a produzir e distribuir seus próprios filmes, como Capitão América e Hulk.

O sucesso de Homem de Ferro, que arrecadou meio bilhão de dólares, trouxe novamente a Marvel para o topo do mundo do entretenimento. E em 2009, foi comprada pela Disney por US$ 4 bilhões.

Hoje, a Marvel é uma das maiores produtoras do mundo do cinema, tendo expandido suas operações para a TV e internet. E com a abertura para novos roteiristas e desenhistas, a Marvel voltou a ser a maior editora de HQs no mundo inteiro.

E o que a crise da Marvel Comics tem a ensinar ao investidor?

1 – Nunca aposte todo o seu capital em um único empreendimento

No caso acima, a editora investiu tudo no mercado de cards e quase quebrou em 1994 devido à greve. Portanto saiba como diversificar para não ficar dependente de uma única fonte de renda ou investimento.

2 – Não acumule prejuízos

Às vezes, é necessário que você se livre de alguns ativos visando recuperar-se financeiramente após um prejuízo. Não adianta você ter vários ativos se estes não estão trazendo lucros. A Marvel, por exemplo, teve que vender parte dos direitos cinematográficos para poder levantar fundos e sair da bancarrota. E graças aos sucessos que vieram, a editora tem recuperado, aos poucos, parte dos direitos vendidos.

3 – Analise seus gastos e corte os desnecessários

Diminuir nossas despesas, cortando certos luxos ou procurando marcas de boa qualidade mas com preços mais acessíveis não significa o fim do mundo. Não adianta você ter um carro esporte que faz 5km/l sendo que você não está conseguindo nem colocar gasolina nele. Vale a pena comprar um carro mais simples e mais econômico. Vide a Marvel: ela teve que cancelar alguns títulos, apesar de críticas dos fãs. Analisar seus gastos e descobrir para onde o nosso dinheiro vai é importante quando se trata de evitar desperdícios.

4 – Procure novas alternativas

Bater sempre na mesma tecla pode ser um erro. Procurar novas alternativas de negócios e investimentos para expandir seus horizontes pode ser uma boa ideia; tal qual a Marvel fez em não continuar insistindo somente na venda de cards e buscando licenciar seus direitos cinematográficos para grandes produtoras.

5 – Reestruturação não significa o fim

Organizar a nossa vida financeira, analisar gastos, diversificação de investimentos e, principalmente, procurar ajuda de especialistas não significa que você falhou. Vale a pena dar um passo para trás visando dar dois para frente no futuro. Assim como a Marvel teve que esperar anos para se reestruturar, talvez você também precise dar tempo ao tempo para construir um patrimônio sólido e assim, realizar seus sonhos!

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM AGOSTO DE 2014

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

VOCÊ INVESTE EM SI MESMO?

Hoje em dia um termo muito usado em palestras e livros de auto-ajuda é INVISTA EM VOCÊ.
Mas o que você entende por investir em si mesmo? Por que isso é importante? Existem milhões de coisas que podemos fazer, e a resposta está, ironicamente, em outra pergunta: o que te faz bem?

Isso mesmo: para investir em si mesmo, é preciso antes de mais nada descobrir as suas fontes de bem-estar e alegria. E elas podem estar nas pequenas coisas do dia a dia..

Cultura é um dos itens que não podemos deixar de lado quando pensamos em investimento pessoal. Pode não parecer, mas não temos o hábito de buscar desenvolvimento neste campo. Segundo alguns estudos, ficamos cerca de 3 horas por dia na frente da TV e mais tempo ainda navegando na internet. 

Você pode até pensar que usamos esse tempo para nos informar sobre as notícias do momento, mas fato é que não saímos das redes sociais ou programas de conversa online. Cultura não pode se restringir ao universo online, ao passo que temos ínumeras opções fora de casa como exposições, teatro, cinema, shows e parques.

Também não podemos nos esquecer dos nossos estudos. E por 'estudar', não podemos tomar apenas como fazer um curso ou voltar para a faculdade. Trata-se de ler sobre assuntos que não conhecemos, procurar novos autores, passear por mundos distantes e viajar pelas ideias e pensamentos de outros. Vale um destaque negativo sobre a população brasileira: a maioria das pessoas lê menos de 1 livro por ano. Portanto, que tal ir pela contramão? Tente adotar o hábito de ler pelo menos 1 por mês. Você vai ver quantas novas reflexões é possível absorver em tão pouco tempo.

Outra coisa que acabamos deixando de lado são os pequenos prazeres da vida ao lado das pessoas que amamos. Afinal, sair para um restaurante exótico, um bar diferente, um show de um estilo de música que nunca ouvimos ao lado dos nossos amigos e familiares pode se tornar uma experiência única.

Mas para curtimos todos estes momentos, temos que também pensar em nossa saúde. Alimentar-se melhor e fazer exercícios estão no topo de qualquer lista de atividades. Porém temos várias outras opções mais simples, como subir alguns andares de escada ao invés de pegar o elevador ou andar alguns quarteirões para ir à padaria no lugar de pegar o carro da garagem. E lógico, se você puder jogar um futebol no final de semana com os amigos não perca a oportunidade. Mas tente também fazer coisas novas como uma aula de yoga, que pode diminuir bastante a ansiedade.

Pode ser que você goste das sugestões acima e pense em adotar uma ou outra ideia. Mas no geral você pode pensar: “isso não é para mim” ou “estou muito velho para isso”.

Estas são as desculpas clássicas que damos a nós mesmo diante de situações novas. E elas valem para tudo: estudos, viagens, amor e até para investimentos.

Talvez o maior passo para podermos começarmos a investir em nós mesmos seja parar com desculpas, estar disposto a mudar. Buda disse uma vez que “toda grande caminhada começa com um simples passo”. E se não conseguirmos dar este passo, nunca conseguiremos terminar nossa jornada.

O vídeo abaixo foi feito pela equipe da Rico e fala exatamente sobre isso: Nunca É Tarde Para Aprender. Assista:
Então chega de desculpas e comece a investir em você. Os resultados talvez não serão imediatos, mas a caminhada certamente valerá a pena! ;)

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM AGOSTO DE 2014

domingo, 10 de agosto de 2014

6 ATITUDES (QUE VOCÊ NEM IMAGINA) PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Estamos passando por uma das maiores secas já registradas em São Paulo. E o resultado disso é que os reservatórios de água que abastecem a maior cidade do país estão cada vez mais escassos.
Com isso, a solução adotada foi recorrer ao chamado "volume morto" do Sistema Cantareira, o que significa que a água tem que ser coletada através de bombas porque está em um nível muito baixo do normal.

Segundo um estudo publicado pela USP em maio deste ano, o estado de São Paulo está passando pela maior estiagem já registrada nos últimos 45 anos. E a previsão do tempo para os próximos meses não é muito animadora: segundo alguns meteorologistas, até o começo de 2015 não teremos chuvas capazes de melhorar este panorama.

Até lá, cabe ao governo e a população fazerem sua parte para não ficarmos sem água. Por parte do governo, fica a responsabilidade pelas obras para diminuir eventuais desperdícios e maneiras de captar a água no volume morto.

Já a população pode ajudar de diversas maneiras. E elas não se restringem a fechar a torneira ao escovar os dentes e tomar banhos mais curtos, pois são gestos que deveríamos fazer todos os dias, independentemente da ameaça de seca ou não. Aqui seguem algumas ideias simples que, além de ajudarem na luta contra o desperdício de água, irão reduzir sua conta no final do mês.

1 – Arejador e Redutor de Vazão
Estas duas pequenas peças podem diminuir muito a vazão de água na torneira do seu banheiro ou da sua cozinha. O arejador é colocado na boca da torneira e serve para misturar melhor o ar e a água, criando um jato mais concentrado. Já o redutor de vazão tem que ser colocado entre a saída do cano que vem da parede e o cano da torneira. Ele vai diminuir a vazão de água sem perder a pressão, podendo diminuir a saída de água em até 10 litros por minuto. Estas peças são relativamente baratas, com preços entre R$ 10,00 (arejador) e R$ 5,00 (redutor).

2 – Válvula de descarga com duplo acionamento
Peça desenvolvida tanto para caixas acopladas ao vaso ou parede, que permite escolher a quantidade de água a ser usada conforme a utilização do sanitário. O acionamento parcial é destinado à limpeza de líquidos, enquanto o acionamento total é ideal para limpeza de sólidos. A economia de água pode chegar a até 30% por uso, quando acionado a menor quantidade de água. O valor da peça depende do tipo de vaso instalado, variando entre R$ 50,00 até R$ 120,00.

3 – Lave a louça e a roupa com consciência
Dependo do modelo e ano de fabricação, uma máquina de lavar louça pode gastar até 40L por ciclo. Uma lava roupa então pode chegar a até 125L por ciclo. Não é necessário que você abandone estas máquinas, principalmente porque elas ajudam muito em nosso tão corrido dia a dia. Mas não podemos usa-las de qualquer maneira. Não coloque apenas a louça do café ou a roupa do futebol. Sempre use as máquinas somente quando elas estiverem cheias.

4 – Troque o seu chuveiro por um mais novo
O chuveiro é um dos principais gastadores de água nos dias de hoje. Principalmente no inverno. Segundo a SABESP, são gastos, em média, cerca de 15L somente para esquentar a água ao ligar o chuveiro. Então quanto mais novo for o chuveiro, mais rápido ele vai esquentar. Vale também uma outra dica: é possível instalar um redutor de vazão no chuveiro. O processo é semelhante ao das torneiras: o redutor é instalado entre a saída do cano da parede e o cano do chuveiro, aumentando assim a economia em cada banho.

5 – Cuba acoplada ao vaso
É sem duvida uma das maneiras mais eficientes para economizar. A água utilizada na torneira passa por um filtro interno e é armazenada para depois ser utilizada no vaso sanitário. A economia pode chegar a até 30% ao mês. Mas por ser um produto mais sofisticado, o valor também não é dos mais baratos: dependo do fabricante, o preço pode chegar a mais de R$ 10 mil.

6 – Carro e calçada não precisam tomar banho todo dia
Por mais que seja bonito você andar com o carro lavado ou deixar a sua calçada sempre brilhante, devido à estiagem temos que pensar melhor antes de realizar estes caprichos. Calçada pode ser limpa somente com uma vassoura. E carro, a não ser que você seja um taxista, pode ser lavado a cada 15 dias. E mais, procure lavar o automóvel com balde de água e pano molhado ao invés de usar a mangueira ou recorrer ao lava-rápido. É questão de bom senso!

***

Resumo da ópera: mais do que culpar São Pedro, o governo e as instituições como um todo, é hora de fazer a sua parte ou é você quem vai pagar as consequências depois. Então mãos à obra e vamo que vamo! ;)

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM AGOSTO DE 2014

O BRASIL TEM O 5º BIG MAC MAIS CARO DO MUNDO. O QUE ISSO SIGNIFICA?

Foi divulgado nesta semana o Índice Big Mac, que mostrou que o Brasil tem o 5º sanduíche mais caro do mundo. Este índice não é oficial, mas foi criado pela revista inglesa The Economist em 1986 para mostrar a variação do poder de compra das moedas frente ao Dólar.
O Índice Big Mac funciona da seguinte forma: como o Big Mac é um produto comercializado no mundo inteiro com a mesma matéria-prima (com exceção da Índia, que devido a motivos religiosos utiliza carne de frango), ele deveria custar o mesmo que nos Estados Unidos – US$ 4,80. Então com base nesse preço, o Big Mac deveria custar US$ 4,80 no Brasil. Dessa forma, as moedas de ambos os países estariam pareadas e com o mesmo poder de compra.

Infelizmente essa não é a realidade encontrada no Brasil e nem em outros países do mundo.

Hoje temos o 5º Big Mac mais caro do mundo, ao valor de US$ 5,86 – cerca de R$ 13,00. Para se ter uma ideia, ele é 22,1% mais caro que nos EUA, ficando atrás somente da Noruega (US$ 7,76), Suíça (US$ 6,83), Venezuela (US$ 6,82) e Suécia (US$ 5,95). E mesmo tendo uma economia mais forte que nossos vizinhos na Argentina, nosso Big Mac é mais caro que os de lá, já que em terras portenhas o sanduíche sai por US$ 2,75. Ainda na América do Sul ficamos na frente do Peru, onde o lanche custa US$ 3,95; Uruguai com US$ 4,92; Chile com US$ 3,72; e Colômbia com US$ 4,65.

O Big Mac mais barato do mundo está na Ucrânia, com o custo de US$ 1,63. Mas esse valor se deve principalmente devido à desvalorização da moeda local com as tensões políticas que assolam a região. Em segundo lugar está a India, onde valor está a US$ 1,75, mas como foi dito anteriormente, lá o sanduíche é feito com frango e não carne bovina. E em terceiro ficou a África do Sul, com o valor de US$ 2,33.

Além deste cálculo, a The Economist criou um segundo ranking, onde é levado em conta o PIB per capita de cada país. Já neste caso, o Brasil pula para o Big Mac mais caro do mundo, o equivalente a 86,8% a mais que nos EUA.

Resumo da ópera: em ambos os rankings podemos interpretar que além de o hamburguer no Brasil ser "caro", é provável que esse preço elevado também se aplique a outros itens de alimentação como cupcakes, donuts e coca-cola, itens bem mais em conta nos países desenvolvidos. E aí, vai continuar com a pedida?

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM JULHO DE 2014

5 LIÇÕES SOBRE ECONOMIA DE "O PODEROSO CHEFÃO"

Um dos maiores clássicos do cinema, o filme O PODEROSO CHEFÃO, vai muito além de um filme sobre a máfia italiana nos Estados Unidos pós-guerra: ele tem muito a nos ensinar sobre liderança e economia.

Para quem não conhece a trilogia, O Poderoso Chefão foi escrito e dirigido por Francis Ford Coppola. A história foi baseada no livro homônimo de Mario Puzo, que conta a trajetória da família Corleone, desde a chegada de Vito Corleone (Marlon Brando) à América e a ascensão de seu filho Michael Corleone (Al Pacino) ao poder.
Existem inúmeras teses falando como as atitudes dos personagens podem ser aplicadas na vida pessoal e corporativa. Já o blog da Rico vai focar nas lições do longa que podemos utilizar no mercado financeiro. Vamos lá?

1 – Tenha controle emocional

É como disse Michael Corleone: “São apenas negócios”. As emoções são as maiores inimigas de nossas decisões! Ao invés de tentar entender uma operação que deu errado, ficamos com raiva e operamos mais ainda, o que pode aumentar nosso prejuízo. Às vezes vale mais a pena parar, respirar e sair de perto do computador do que operar com a cabeça quente. Nunca deixe que a raiva ou frustração atrapalhe suas decisões.

2 – Foco em resultados

No filme, Vito Corleone sempre cobra duas coisas de seus 'caporegimes' (cargo importante dentro da máfia italiana): resultados e lealdade. Tal qual a ele, ao operar seja fiel às suas metas. Podem ser metas financeiras ou metas operacionais; metas diárias, semanais ou mensais. Não importa. O importante é você definir a maneira que você vai operar: ao ganhar R$ 500,00 por dia, você desliga o computador; ou realizar apenas 20 operações por dia independente do resultado. Isso irá ajudá-lo a definir estratégias de operações, tanto de curto, médio ou longo prazo.

3 – Busque as pessoas certas

No filme, Vito Corleone é cercado de guarda-costas, políticos, artistas e outras pessoas que atendem as necessidades da família. No mercado, o que podemos fazer é sempre estar cercado de pessoas que possam dar dicas valiosas de operações: analistas, relatórios, cursos e calls. Também devemos procurar o apoio da corretora, de livros, vídeos, palestras e cursos. Afinal, já disse uma vez Dom Corleone: “Os homens mais ricos são aqueles que possuem amigos mais poderosos”.

4 – Seja decisivo

Quando Michael Corleone decide acabar com os rivais, ele não pensa duas vezes e executa um plano que, além de acabar com a concorrência, vinga a morte do seu irmão. Da mesma maneira, ao elaborar uma estratégia operacional, não fique receoso. Simplesmente execute-a. Se puder ter uma opinião de um profissional especializado, melhor. Mas não deixe de utilizá-la. Muitas vezes ficamos na dúvida e acabamos perdendo os momentos de entrada e saída das operações.

5 – Esteja preparado

No filme é muito utilizado o termo “going to the mattresses” (algo como “indo para os colchões"). Significa estar preparado para uma eventual guerra de gangues. No mercado, temos que estar preparados para qualquer surpresa: uma queda brusca, um relatório negativo, um dado desfavorável etc. A solução é aplicar em mais de um ativo ou proteger parte do capital em ativos de renda fixa. Esteja preparado!

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM JULHO DE 2014

17 MINUTOS DE TIRAR O FÔLEGO DE GUARDIÕES DA GALÁXIA

Salve galera.

Na segunda-feira, dia 7, um grupo de blogueiros e podcasters foram convidados pela Disney para assistir 17 minutos de Guardiões da Galáxia. E posso dizer que a turma saiu do cinema com as melhores impressões possíveis sobre o filme.
O trecho que assistimos mostra a fuga dos Guardiões da prisão da Tropa Nova. Todos os personagens são muito bem mostrados, mas o grande destaque fica por conta de Rocket Raccoon.

Primeiro porque a dublagem de Bradley Cooper caiu como uma luva para o personagem. E segundo, porque pelo que vimos, ele é quem vai dar o tom no filme. Sei que Starlord é o líder e personagem principal, mas Rocket com certeza vai ser o cérebro da equipe.
Gamora, Drax e Groot também aparecem fazendo o que sabem de melhor: bater.

Em relação aos efeitos especiais e o visual do filme, podemos esperar talvez uma das melhores produções da Marvel até o momento.

Eu sei que todo mundo tem que manter as expectativas baixas para não se decepcionar com o filme, mas depois do que assisti, é quase impossível não estar empolgado.
E para deixar todo mundo com mais água na boca, segue o novo trailer da Marvel UK, que também vimos em primeira mão!
Para este filme ser ruim, a Marvel vai ter que fazer um tremendo esforço. Porque até agora, tudo que foi mostrado nos leva para talvez um dos melhores filmes de super-herói já feito.

Lembrando que Guardiões da Galáxia estreia dia 31 de julho, um dia antes dos cinemas americanos.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE CRUZADOR FANTASMA (WWW.CRUZADORFANTASMA.COM.BR) EM JULHO DE 2014

AS JÓIAS DO INFINITO NOS FILMES DA MARVEL

Salve galera.

Existem muitas especulações sobre o futuro do universo cinematográfico da Marvel, principalmente em relação às Joias do Infinito. Mas antes de falarmos delas no cinema, vamos lembrar o que são as Joias nas HQs.
As Joias do Infinito (também chamadas de Joias Espirituais ou Joias da Alma) são seis pedras que contem o poder primordial do universo: Espaço (púrpura), Mente (azul), Alma (verde), Realidade (amarelo), Tempo (laranja) e Poder (vermelho). Nos quadrinhos apareceu uma sétima joia, a do Ego (dourado), mas como ela não deve ser citada nos filmes, vamos nos concentrar nas originais.
As Joias foram reunidas pela primeira vez por Thanos durante a Saga de Thanos, que foi publicada em 5 volumes pela Editora Abril em 1992. Nesta história vemos o surgimento de vários personagens que se tornaram extremamente importantes para o futuro do universo Marvel: Serpente da Lua, Gamora, Drax, Pip e Adam Warlock.

Inicialmente Thanos tenta se apoderar do Cubo Cósmico, mas não tem sucesso. Então o Titã reúne as Joias para criar uma arma e dizimar metade do universo. Para falar a verdade, ele não consegue a joia da Alma, que está com Adam Warlock e por isso constrói uma joia artificial, combinando os poderes de todas as outras joias.
O final da saga todos conhecem: Thanos acaba derrotando Adam Warlock e o aprisionando dentro da Joia da Alma. Mas com a ajuda do Homem Aranha, Warlock consegue sair da joia somente para matar Thanos e voltar para seu universo esmeralda, onde ele conseguia viver em paz junto de Pip e Gamora.

Quando a Senhora Morte traz Thanos de volta a vida, o Titã começa novamente uma jornada para recuperar as 6 joias, jornada esta mostrada na minissérie Thanos: Em Busca do Poder. Com as joias reunidas, ele monta a Manopla do Infinito, talvez a arma mais poderosa do universo Marvel. E no Desafio Infinito, Thanos é derrotado pelos Vingadores e outros heróis, incluindo Adam Warlock, que ressuscita junto com Gamora e Pip.
Depois disso muita coisa aconteceu: Adam é proibido de usar as 6 joias juntas pelo Tribunal Vivo e por isso ele cria a Guarda Infinita, dando uma joia para cada membro: ele fica com a Alma; Gamora com o Tempo; Pip fica com o Espaço; Serpente da Lua fica com a Mente; Drax com o Poder; e a Realidade Adam entrega em segredo para Thanos (que havia virado um cara bom). Todas essas histórias podem ser encontradas na Saga do Infinito, escrita por Jim Starlin.
Explicado tudo, vamos voltar para o Universo Cinematográfico da Marvel.

A primeira vez que a joias aparecem nos filmes foi no primeiro filme do Thor, onde podemos ver a Manopla do Infinito no arsenal de Odin. Depois uma das joias é entregue para o Colecionador por Sif e Volstagg no final de Thor – Mundo Sombrio.

Mas existem muitas duvidas em relação às joias nos filmes.

A primeira duvida era em relação ao Tesseract. Apesar de inicialmente todos acreditarem que o Tesseract era o Cubo Cósmico, Kevin Feige, presidente da Marvel, afirmou que o Tesseract é a joia do Espaço.

Tanto que ele foi usado para trazer os Chitauri para a Terra e para levar Thor e Loki para Asgard no filme dos Vingadores. Já no filme do Capitão América ele despachou Deus sabe para onde o Caveira Vermelha.

Existem duas outras joias que já aparecem, mas ainda não estão confirmadas pela Marvel. Uma seria o Aether, arma que Malekith deseja para destruir Asgard em Thor – Mundo Sombrio. Então podemos deduzir que o Aether seja a joia do Poder. E esta seria a joia que foi entregue para o Colecionador no final do filme.

Já no filme dos Vingadores temos o Cetro de Loki: quando ele encosta em alguém, a pessoa fica sob o controle do deus nórdico. Então é lógico acreditar que a joia que se encontra no centro do cetro é a joia da Mente.

E segundo alguns boatos que estão rolando pela internet, a orb que o Star-Lord pega no trailer do filme Guardiões da Galáxia será mais uma joia. Mas ainda não foi dita qual seria essa joia. Ou se isso seria apenas uma mentira que está rodando pela internet.
Mas ainda existe outra duvida grande: se o Tesseract estava na Terra, o Aether estava escondido em outra dimensão e o Cetro estava com os Chitauri, como a Manopla do Infinito COMPLETA estava no arsenal de Odin? Deveriam estar faltando pelo menos algumas joias lá. A não ser que Odin deixe uma manopla falsa lá, para ninguém ir atrás das joias verdadeiras. Ou então o Tesseracat e o Aether NÃO são joias espirituais e as verdadeiras estão com Odin.

Enfim, teremos que aguardar até o lançamento de Guardiões da Galáxia para descobrirmos mais sobre as joias e como elas irão unir os Vingadores e os Guardiões contra Thanos provavelmente na terceira fase de filmes que a Marvel irá lançar.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE CRUZADOR FANTASMA (WWW.CRUZADORFANTASMA.COM.BR) EM MAIO DE 2014

OS CURTAS METRAGENS DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL

Salve galera.

Quem tem acompanhando os filmes mais recentes da Marvel reparou que ela está criando um universo à parte dos que existem nas HQs. É uma mistura basicamente do Universo 616 e Ultimate.
E como não poderia deixar de ser, além dos filmes, várias outras coisas estão sendo lançadas para expandir este novo Universo. Com certeza a mais famosa é Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., série que está sendo exibida aqui no Brasil pelo Canal Sony. Desenvolvida por Joss Whedon, diretor do filme dos Vingadores, a série conta as histórias de uma equipe liderada pelo agente Phil Coulson, que investiga casos que envolvem o surgimento de novos seres superpoderoso.
Além de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. também já estão prometidas novas séries, estreladas pelo Demolidor e pela agente Carter.

E além dos filmes e das séries, a Marvel também desenvolveu uma série de curtas metragens, que estão complementando algumas pontas soltas dos filmes. Os filmes são chamados de Marvel One-Shots. Particularmente eu considero uma jogada de gênio: a Marvel cria pequenos links entre seus filmes, explicando certas coisas que ficaram obscuras e ajudando a expandir ainda mais este novo universo. Outra coisa legal é que estes curtas fazem parte dos extras dos Blu-Rays de alguns filmes, o que facilita o acesso aos fãs.

O Consultor
O filme mostra uma conversa entre os agentes Phil Coulson (Clark Gregg) e Jasper Sitwell (Maximiliano Hernández) comentando que o Conselho de Segurança Mundial quer tirar Emil Blonsky (o Abominável do filme do Hulk), da prisão para coloca-lo no projeto dos Vingadores. E como os dois agentes estão preocupados com a decisão, eles decidem mandar alguém para sabotar a reunião com o General Ross (William Hurt), que é o responsável pela prisão do Abominável e fazê-los desistir da ideia. E o escolhido é Tony Stark (Robert Downey Jr.), que tinha sido colocado no posto de consultor dos Vingadores ao final de Homem de Ferro 2.

A cena da conversa entre Stark e o Gal. Ross é a que aparece no final do filme do Hulk. E o curta completo pode ser encontrado no Blu-Ray do filme do Thor.

Uma coisa engraçada aconteceu no caminho para Martelo de Thor
Outro curta estrelado pelo agente Phil Coulson. Desta vez ele está a caminho do Novo México e para em um posto de gasolina e evita o assalto da loja de conveniência.

Este filme se passa entre o Homem de Ferro 2 e Thor. Tanto que no Homem de Ferro 2, Coulson comenta com Stark que ele está indo para o Novo México. Este curta está nos extras do Blu-Ray do Capitão América.

Item 47
Neste curta acompanhamos um casal que encontra uma arma Chitauri e começa a usa-la em assaltos a bancos. A S.H.I.E.L.D. envia o agente Jasper Sitwell a recuperar a arma. E após a prisão do casal, Sitwell convida os dois a se juntarem a S.H.I.E.L.D., uma vez que o rapaz conseguiu fazer a arma funcionar, coisa que nem os cientistas da agência tinham conseguido após o portal ter sido fechado no filme dos Vingadores.

Este curta está posicionado logo após o filme dos Vingadores e pode ser encontrado no Blu-Ray do filme. E este é o primeiro curta que tem uma cena no meio dos créditos, coisa que voltará a se repetir nos próximos curtas e muito bem utilizada nos filmes.

Agente Carter
Após o sumiço do Capitão América no Ártico, a Peggy Carter (Hayley Atwell), está “presa” no serviço burocrático do exército. Apesar da vontade de se tornar uma agente de campo, ela não reclama. Porém um dia ela intercepta uma mensagem para recuperar um item chamado Zodíaco e decide ir atrás dele por conta própria, sem avisar seus supervisores. E mesmo tendo sucesso na missão, seu superior não aceita a insubordinação e pretende puni-la severamente. Porém Howard Stark (Dominic Cooper) a convoca para a recém-formada S.H.I.E.L.D., onde já estão Stark e Dum Dum Dugan (Neal McDonough).

Este curta se passa um ano após o final do Capitão América, então vemos ainda uma sociedade onde as mulheres são sempre humilhadas e colocadas em segundo plano dentro do exercito. Agente Carter está dentro do Blu-Ray do Homem de Ferro 3.

Todos Saúdem o Rei
Passado dentro da prisão de Seagate, este curta mostra a entrevista do jornalista Jack Norris (Scoot McNairy) com Trevor Slattery (Ben Kingsley), que quer conhecer mais do passado do ator que “representou” o Mandarim para o mundo durante o filme Homem de Ferro 3. No final, descobrimos que Jack Norris é um agente da organização Dez Anéis, que sequestra Stark no primeiro Homem de Ferro. Ele foi enviado para sequestrar Trevor, porque o verdadeiro Mandarim quer seu nome de volta.

Apesar de muitos terem ditos que este curta é na verdade uma tentativa da Marvel de corrigir o que ela fez com o Mandarim no Homem de Ferro 3, eu acredito que ele já estava planejado, assim como os outros. Tanto que o roteirista deste curta Drew Pearce, co-roteirista do Homem de Ferro 3, E provavelmente iremos ver o verdadeiro Mandarim no Homem de Ferro 4 ou Vingadores 3. E este curta está nos extras do Blu-Ray do Thor – Mundo Sombrio.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE CRUZADOR FANTASMA (WWW.CRUZADORFANTASMA.COM.BR) EM ABRIL DE 2014

KEVIN SMITH FALA SOBRE SUPERMAN LIVES

Salve galera.

Todo mundo já deve ter ouvido a história de que Kevin Smith esteve perto de escrever um filme do Superman na década de 90, que seria dirigido por Tim Burton.
Vamos rapidamente nos posicionar no tempo/espaço antes de seguirmos: estamos em 1996, Barrados no Shopping, segundo filme de Kevin Smith, sucesso entre os adolescentes e fãs de HQs, tinha estreado em 1995 e em 1997 seria lançado Procura-se Amy, terceiro filme que envolve os personagens Jay e Silent Bob. Em 1995 também tinha sido lançado Batman Eternamente, sem Burton na direção, que assumiu apenas a produção do longa. E o Cavaleiro das Trevas foi interpretado por Val Kilmer e não mais por Michael Keaton.

O projeto foi chamado de Superman Lives, porque contaria a história da morte e ressureição do Homem de Aço.

O roteiro basicamente conta como Brainiac destrói Krypton e se junta a Lex Luthor para matar o Superman. Além destes personagens, o filme também contaria com a participação do Erradicador, Pistoleiro, Apocalypse e Batman.
Mas, Tim Burton e o produtor Jon Peters resolveram alterar muito no roteiro, fazendo com que Kevin Smith saísse do projeto.  As principais mudanças propostas por Burton e Peters eram de que o Superman não iria voar, ele teria um Supermóvel para se locomover; e o uniforme azul e vermelho clássico seria substituído por um uniforme elétrico ou uma armadura kryptoniana preta.

Logo após a saída de Smith, foi contratado Nicolas Cage para o papel do Superman e Michael Keaton repetiria seu papel como Batman. Vale destacar que Cage teve vários atritos com Burton, visando trazer de volta o uniforme clássico e o poder de voar.
Teoricamente esta é a versão "oficial" do que aconteceu e que levou o projeto de um novo filme do Superman ser engavetado por quase uma década.

Mas temos também a versão do próprio Kevin Smith. Nos dois vídeos abaixo, podemos vê-lo contando o que aconteceu. E segundo ele, quem mexeu muito no conceito do personagem foi Jon Peters. E ele foi desligado do projeto somente quando Tim Burton foi contratado.

E mesmo que esta não seja a versão oficial, com certeza é a mais divertida. Vale muito a pena ver!

Kevin Smitn conta a história de Superman Lives parte 1
Kevin Smitn conta a história de Superman Lives parte 2
E no final do ano deve ser lançado o documentário Death of Superman Lives: What Happened?, que deve esclarecer o que realmente aconteceu durante a produção do filme do Homem de Aço.
O documentário foi dirigido e produzido Jon Schnepp e foi inteiramente financiado através do Kickstarter.

É aguardar para ver. 

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE CRUZADOR FANTASMA (WWW.CRUZADORFANTASMA.COM.BR) EM MARÇO DE 2014

APPS PARA CONTROLAR SUAS FINANÇAS

Hoje em dia, o smartphone é uma poderosa ferramenta para o dia a dia. Fazemos quase tudo através dele: checamos nossos e-mails, fazemos compras, pedimos taxi, programamos viagens e até a revisão do carro.

E graças a essa facilidade, podemos também gerenciar nossas finanças. Por isso, listamos aqui alguns aplicativos que irão ajudá-lo a controlar os gastos não importa onde esteja:

1 - Controle Financeiro
O maior destaque deste aplicativo é a possibilidade de incluir mais de uma pessoa no controle. Então é possível lançar todos os gastos da sua família e assim cruzar os dados e descobrir quem gasta mais.

Plataforma: ANDROID / Gratuito

2 - Fluxo de Caixa
Este aplicativo oferece a possibilidade de programar entradas e saídas futuras, como na contabilidade de uma empresa.

É talvez o mais complicado de se mexer, mas em pouco tempo você pega o jeito para trabalhar com ele.

Plataforma: ANDROID / Gratuito

3 - Minhas Economias
O grande destaque deste aplicativo é a possibilidade de sincronizar as informações lançadas nele diretamente no site da desenvolvedora e elaborar planilhas e gráficos.

Bem simples de manusear, também oferece a opção de notícias sobre economia.

Plataforma: ANDROID / Gratuito

4 - Finance
O mais completo dos aplicativos, é também um dos mais bem avaliados pelos usuários.

Por ser tão completo, dificulta um pouco os primeiros acessos. Mas depois de um tempo, fica automático.

Plataforma: ANDROID – IOS / Gratuito

5 - Só Dinheiro LE
A versão gratuita deste software é bem básica, mas corresponde bem aos usuários.

Boa interatividade, gerando gráficos simples e de fácil leitura.

Plataforma: IOS / Gratuito

6- Finanças Pessoais
Aplicativo simples, mas que dá todas as informações necessárias para um controle de gastos. A grande vantagem dele é que é possível cadastrar contas bancárias e cartões de crédito e lançar os gastos na hora.

Este aplicativo também mostra onde você gasta mais durante o mês, além de criar metas orçamentárias.

Plataforma: ANDROID / Gratuito

***

Viu só? Com tantos apps disponíveis, que tal largar um pouco do excel ou do bom e velho papel e experimentar novas tecnologias?

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM JULHO DE 2014

POR QUE OS JUROS AO CONSUMIDOR SÃO TÃO ALTOS NO BRASIL?

Foi divulgada uma pesquisa da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - mostrando que a taxa de juros aos consumidores brasileiros chegou a níveis de 14 anos atrás.

Hoje, a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito chegou ao absurdo número de 238% ao ano, ou seja, 10,7% ao mês. E o cheque especial fica logo atrás, com uma taxa de 160% ao ano, cerca de 8,28% ao mês.
Em termos de comparação, no acumulado dos últimos 12 meses, a poupança pagou cerca de 6,6%, enquanto que a taxa SELIC, que é referência para todo o mercado de renda fixa, rendeu 9,9% no mesmo período, segundo o portal Economatica.

Mas por que as taxas de juros ao consumidor brasileiro são tão altas?
Alguns especialistas indicam uma série de motivos, entre eles:

- Oligopólio no setor bancário: hoje, o mercado bancário brasileiro está nas mãos de poucas instituições financeiras, o que diminui a concorrência, criando assim um ambiente quase que monopolizado. Dessa forma, essas companhias não têm motivos para entrar em uma guerra por taxas menores;

- Impostos e custos administrativos: é sabido que os impostos brasileiros estão entre os mais altos do mundo. E isso colabora para elevar os juros, porque o governo também belisca uma parte deste lucro. Além disso, os bancos possuem altos custos de administração, por exemplo, infraestrutura, pessoal e segurança;

- Inadimplência: apesar desta não ser uma das maiores do mundo no Brasil - perto de 5% - os bancos alegam que tem que compensar os maus pagadores com os bons pagadores.

O lado dos bancos...

Segundo os bancos, a principal razão das altas taxas é o fato do spread bancário (diferença entre a captação e as taxas praticadas dos empréstimos pelas instituições financeiras) ser alto. O denominado spread bancário é composto pelos seguintes elementos, de acordo com o Banco Central: inadimplência, impostos diretos, margem bruta, margem líquida e custos com subsídios, encargos fiscais e FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Diferentemente do resto do mundo, onde a taxa de juros é determinada pela lei da oferta e demanda, no Brasil é utilizado o custo da captação e spread, criando assim altas taxas, sendo umas das maiores taxas de juros ao consumidor do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Proteste de Consumidores e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ademais, existem as empresas administradoras de cartão de crédito que ganham não somente na taxa de juros. No Brasil, pagamos também uma das maiores anuidades do mundo, chegando a valores como R$ 350,00. Esses montantes são altos porque caso você consiga pagar todo mês a fatura integral, as operadoras ganham com esta taxa. Logo, vale a pena ficar de olho nas letras miúdas dos contratos; na maioria dos casos, este tipo de cartão apresenta taxas de juros ainda maiores do que aquelas dos cartões convencionais.

Talvez, a melhor dica para você fugir deste tipo de cobrança é o planejamento financeiro. Procure calcular todos os seus gastos com antecedência para fugir destas taxas utilizando o cartão de crédito e o cheque especial somente em ocasiões inesperadas. O jeito é não deixar que eles se tornem parte do seu orçamento controlando suas despesas por meio da nossa PLANILHA DE CONTROLE DE GASTOS.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DA CORRETORA RICO (WWW.BLOG.RICO.COM.VC) EM JULHO DE 2014